Um gesto simples como o descarte correto de uma cartela de remédio pode transformar vidas. É isso que o Projeto Cartela do Bem busca provar. Desde sua criação em 2022, a iniciativa desenvolvida pela Cooperativa Paz e Bem, em parceria com o Recanto da Compaixão, do Frei Jaime Bettega, já arrecadou mais de 120 toneladas de blisters (cartelas vazias de medicamentos).
Todo esse material é cuidadosamente triado e compactado na sede da cooperativa, no bairro Santa Fé. Em seguida, os fardos de material são enviados à empresa Unicomper, com sede em União da Vitória, no Paraná, que transforma o resíduo em matéria-prima reciclada, como explica a responsável pela Educação Ambiental e Marketing da cooperativa, Tânia Miranda Silva.
Entre outros produtos, o material reciclado é transformado em PVC, usado na construção das ecotendas – estruturas ecológicas instaladas em locais estratégicos da cidade, como mercados e igrejas nos bairros Kaiser, Bela Vista, Passeio Norte e Rio Branco. Nelas, os moradores podem descartar as cartelas de medicamentos e materiais recicláveis de forma separada e consciente.
Além de promover a reciclagem de um material pouco reaproveitado, o projeto também tem um importante impacto social. Os recursos gerados ajudam a manter o Recanto da Compaixão, um lar de idosos que acolhe mais de 125 pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A Cooperativa Paz e Bem vai muito além do projeto com os blisters. Todos os dias, a cooperativa recebe cerca de 55 toneladas de resíduos coletados pela Codeca. No entanto, apenas 60% desse volume é realmente reciclável, o restante é rejeito, composto por restos de comida, móveis, roupas e outros materiais que chegam misturados, devido à falta de informação da população sobre a separação correta do lixo.
Com uma equipe de 75 cooperados, a maioria oriunda de comunidades da Zona Norte de Caxias e em situação de vulnerabilidade social, a cooperativa oferece trabalho digno, renda e capacitação. Tânia ressalta que a Cooperativa está sempre em busca de mais mão de obra, sem restrições de idade, gênero ou formação. O único requisito é ter mais de 18 anos.