Será lançada pela Catedral Diocesana de Caxias do Sul neste domingo (14) a campanha “Eu Cuido da Catedral”. A iniciativa está inclusa no processo de conservação das pinturas internas da matriz. Para marcar o inicio dessa trajetória uma celebração será realizada e ministrada pelo bispo diocesano, Dom José Gislon.
O pároco da Catedral, Volnei Vanassi, explica que esta é a segunda fase da campanha, afinal, em 2023 foram feitas restaurações de bancos, cadeiras e portas, que ainda estão em finalização. Esses são alguns dos artigos que pertencem à igreja e são centenários, por exemplo, alguns bancos são de 1917 e tem portas do ano de 1905. Portanto, na etapa que será lançada no domingo a atenção será voltada para as pinturas do prédio, que foram recebidas em 1999. As obras estão recebendo manutenção dos mesmos artistas que fizeram as pinturas originais.
A ideia da campanha neste momento está na busca de envolvimento da comunidade caxiense no processo de restauração e conservação por meio de doações. Conforme Vanassi, a paróquia está buscando R$ 400 mil, valor do orçamento inicial da restauração das artes. Ele ressalta que as atividades já tiveram inicio no mês de maio e estão em andamento. O pároco detalha as formas dos fiéis contribuírem para as restaurações.
A projeção é que esse processo de obras finalize até o mês de abril de 2026. A missa de lançamento da segunda fase de revitalizações da catedral está marcada para às 19h, na própria igreja.