O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) terá nova chefia para o biênio 2025–2027. O procurador do Trabalho Antônio Bernardo Santos Pereira foi eleito na última quarta-feira (3), com 52 votos, em um colegiado de 64 votantes. Ele será o 20º procurador a assumir o cargo de procurador-chefe no Estado. Como vice-procurador-chefe, foi eleito Anderson Reichow.
Antônio Pereira destacou o compromisso de continuar fortalecendo o trabalho desenvolvido pelos 64 procuradores e procuradoras do MPT-RS, com foco na promoção de um ambiente de trabalho digno. Entre os principais desafios mencionados, estão as fraudes trabalhistas, como a contratação indevida por meio de pessoas jurídicas (PJ), que resultam na perda de direitos como férias, 13º salário, licença-maternidade, horas extras e proteção contra acidentes.
O novo procurador-chefe também ressaltou a importância da atuação conjunta com outras instituições no combate ao trabalho análogo à escravidão, à exploração infantil nas redes sociais e na defesa dos direitos garantidos pela Constituição e pela CLT.
A posse está prevista para ocorrer no mês de outubro, em Brasília. Natural de Juazeiro (BA), Antônio Bernardo Santos Pereira é graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Unicuritiba. Atuou como advogado e servidor da Justiça do Trabalho antes de ingressar no MPT, onde trabalhou nas unidades de Rio Branco (AC), Passo Fundo (RS) e Caxias do Sul (RS). No MPT, foi representante regional de coordenadorias nacionais de combate ao trabalho infantil (Coordinfância) e ao trabalho escravo (Conaete), além de integrar o grupo de trabalho sobre o desastre climático no Rio Grande do Sul em 2024.
Já Anderson Reichow é natural de Canguçu (RS), é graduado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), mestre em Sociologia e doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pesquisa voltada à erradicação do trabalho infantil. Ingressou no MPT no 20º concurso, tendo atuado nas regionais da 8ª e 14ª regiões.