A Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (Lefan), fundada em 1965 celebra neste domingo (07), 60 anos em Caxias do Sul.
A Lefan é uma extensão das obras sociais dos freis capuchinhos, que se organizam por meio da Associação Literária São Boaventura. A iniciativa teve início a partir da visão do frei Aloísio Persici, em colaboração com a irmã Ida Emer (ambos já falecidos). Naquela época, muitas mães da comunidade procuravam cursos de corte e costura, mas não tinham onde deixar seus filhos. Assim, foi criada uma estrutura que, além de oferecer capacitação profissional, incluía escolinhas e creches para as crianças.
Desde 2015, a Lefan tem concentrado seus esforços no programa Jovem Aprendiz, que se tornou o principal foco da entidade em Caxias do Sul, oferecendo cursos nas áreas de vendas e serviços administrativos.
Conforme o coordenador da entidade, Frei Claudelino Brustolin, esses jovens contemplados pelo projeto vivem em vulnerabilidade social. Ele explica que eles não tem apenas aulas, mas também aprendem na prática. 52 empresas são parceiras da Lefan.
Nos últimos 10 anos, a instituição capacitou 955 jovens aprendizes para o mercado de trabalho, muitos dos quais, ao final do curso de aprendizagem, conseguiram ser contratados pelas empresas parceiras.