O projeto idealizado pelo Frei Jaime Bettega para a instalação de um elevador panorâmico na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na Terceira Légua, em Caxias do Sul, segue avançando e traz novidades. No último domingo (31), técnicos voluntários estiveram no local para mais uma reunião sobre os próximos passos da iniciativa. Conhecida pela escadaria de 150 degraus, que simboliza cada oração do rosário, a gruta é um dos principais pontos de fé da região.
O objetivo do elevador é facilitar o acesso de idosos e pessoas com mobilidade reduzida, que enfrentam dificuldades tanto na subida quanto na descida. Segundo o frei, o projeto está na fase de levantamento de materiais necessários para a obra. Todas as autorizações ambientais já foram concedidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), incluindo a autorização para a remoção de duas árvores que serão replantadas em outro espaço.
Entre as novidades, Bettega destacou a criação de uma campanha em que os apoiadores do projeto terão os nomes eternizados em uma placa fixada na gruta. Além disso, no dia 19 de outubro ocorre a Festa das Capelinhas, no salão da comunidade, com o objetivo de arrecadar recursos. Os ingressos devem começar a ser vendidos nas próximas semanas. Conforme o frei, ainda há a projeção da construção de um belvedere de vidro em formato da letra “M”, em homenagem a Maria, nome de Nossa Senhora de Lourdes, para contemplação da natureza. A obra será custeada exclusivamente com recursos privados, por meio de eventos e doações. Há ainda a possibilidade de o elevador ser doado, o que reduziria significativamente os custos.
Descoberta em 1940, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes abriga uma capela erguida em 1949 por descendentes de italianos devotos de Nossa Senhora de Lourdes, protetora dos enfermos. O acesso se dá pela Estrada do Imigrante, a 16 quilômetros do centro de Caxias do Sul. Além da gruta, o local oferece uma trilha de 15 minutos até uma cascata. A visitação é gratuita, exceto no segundo domingo de cada mês, quando a comunidade celebra a tradicional missa que ocorre há 76 anos.
