Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Secretário Estadual fala sobre projetos, burocracia e entrega de obras de infraestrutura viária na Rota do Sol

  • Noriana Behrend
  • 28/08/2025
Foto: Secretaria Estadual de Logística e Transportes/Divulgação

Em meio ao anúncio de investimentos de mais de R$ 1 bilhão do Governo do Estado para recuperação e infraestrutura viária nas rodovias gaúchas, as obras na Rota do Sol (RST-453) e entorno ainda enfrentam cobranças significativas  do empresariado local e da população caxiense e do setor produtivo da Serra. Quatro eixos principais expõem os entraves e desafios para a conclusão de melhorias consideradas urgentes na região.

Segundo o Secretário Estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, as obras de recuperação da Rota do Sol enfrentaram forte impacto da burocracia estatal. De acordo com Costella, após as enchentes de 2024, que devastaram boa parte da malha viária, o governo precisou elaborar projetos praticamente do zero — sem projetos executivos prévios e com quadro técnico insuficiente no Daer. Ainda sim, o secretário garante que, apesar dos entraves, os três lotes das obras da Rota do Sol, já anunciados, estão previstos para iniciarem entre o segundo semestre de 2025 e o primeiro semestre de 2026, com conclusão estimada para 2027.

Outro ponto sensível são os acessos que devem ser contemplados com asfalto no destino ao Aeroporto Regional de Vila Oliva, em Caxias do Sul. Apesar do traçado já existir, o acesso ainda carece de obras estruturais, incluindo pontes e adequações em trechos de estrada. Costella garantiu durante entrevista à Rádio Caxias, que o governo trabalha para que as obras, neste sentido, sejam concluídas até 2029, mesmo prazo previsto para a entrega do terminal aeroportuário.

A crescente demanda por infraestrutura viária, especialmente em períodos de verão, fez com que a duplicação da Rota do Sol entrasse no radar das lideranças regionais. Empresários da Serra vêm pressionando o governo estadual e federal para que o projeto de duplicação avance. Inclusive, a mobilização da sociedade civil organizada e entidades como o Mobi Caxias tem intensificado essa pressão por uma solução definitiva para a RST-453. Apesar do reconhecimento da necessidade, a duplicação ainda não tem previsão concreta. De acordo com Costella, o governo estadual se comprometeu a seguir com os estudos no anteprojeto, mas reforçou que nenhuma obra será anunciada sem garantia de orçamento e fonte de recurso definida.

Uma das decisões em relação a obras em Caxias do Sul e que era aguardada para execução era a recuperação e contenção de uma encosta no trecho de Santa Justina, no interior de Caxias do Sul, o que seria a primeira fase de execução. Entretanto, essa obra foi “retirada” da execução pelo governo do Estado, o que gerou reclamação de autoridades caxienses. Segundo o secretário, a decisão não se tratou de cancelamento, mas sim de uma escolha estratégica de priorização. Durante a entrevista Costella também cobrou maior apoio da União, citando que os valores usados atualmente são oriundos da suspensão temporária da dívida do Estado com a União, e que não houve anistia, apenas adiamento do pagamento.

As cobranças ao governo do Estado tem sido recorrentes durante as manifestações do empresariado caxiense. A própria Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, tem feito inúmeras manifestações durante os eventos da entidade, solicitando ao governo de Eduardo Leite, atenção aos projetos e desejos da comunidade relacionados ao Polo Rodoviário da Serra Gaúcha.

Confira aqui a entrevista compelta.

Tags:
  • AEROPORTO DE VILA OLIVA
  • caxias do sul
  • duplicação
  • governo rs
  • invstimento
  • ROTA DO SOL
  • Santa Justina
Noriana Behrend
Noriana Behrend

Artigo Anterior
  • Notícias
  • Segurança

Homem é preso por tráfico de drogas no Bairro Santa Fé, em Caxias do Sul

  • Redação
  • 28/08/2025
ler post
Próximo Artigo
  • Notícias

Caxias do Sul recebe evento voltado à economia criativa nesta sexta-feira

  • Noriana Behrend
  • 28/08/2025
ler post
Mais notícias
ler post

Prefeito Adiló Didomenico confirma filiação ao PSD e aposta na força política do partido

  • 28/08/2025
ler post

Polícia Civil prende mulher investigada por tráfico de drogas em Vila Oliva, Caxias do Sul

  • 28/08/2025
ler post

Eduardo Leite anuncia em Caxias que o governo deverá fazer um ajuste no cronograma de entrega de obras de duplicação que seriam entregues até fevereiro de 2026

  • 28/08/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Com novidades, Caxias finaliza preparação para enfrentar o Maringá
  • Polícia Civil prende mulher investigada por tráfico de drogas em Vila Oliva, Caxias do Sul
  • Juventude apresenta oficialmente meio-campista argentino
  • CBF define escala de arbitragem para partida do Caxias diante do Maringá
  • Caxias terá desfalques para enfrentar o Maringá
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

28/08/2025 - Atualizado em 28/08/2025 - 11:40

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar