Os recursos oriundos do edital de co-investimento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria Estadual da Cultura (SEDAC), serão usados para fomentar a contratação de serviços artísticos. Caxias do Sul receberá R$ 200 mil que serão destinados a Temporada da Cultura Negra, que ocorre em novembro.
A iniciativa, que chega neste ano a sua 4ª edição, propõe atividades que promovam e preservem as manifestações da cultura popular brasileira advindas da negritude, como o Samba, a Capoeira e a Cultura Hip Hop, além de celebrar também datas importantes como o Dia da Umbanda e o Dia da Consciência Negra.
A elaboração da proposta foi realizada pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e permitirá ao município investir em ações voltadas à cultura popular. Segundo a secretaria, a tramitação do convênio já está em andamento e prevê uma contrapartida de 30%, totalizando R$ 60 mil.
Em 2023, a participação de Caxias do Sul no edital resultou no repasse que possibilitou a retomada do Carnaval de Rua na cidade em 2024. Agora, a proposta amplia o alcance do investimento, buscando reforçar a pluralidade cultural de Caxias do Sul.