O Centro de Autismo de Caxias do Sul completa três anos de atividades nesta sexta-feira (22). Criado através de um acordo de cooperação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), junto ao Círculo Saúde, o serviço presta atendimento especializado a crianças entre um e oito anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as famílias. O objetivo é humanizar e qualificar o atendimento, bem como auxiliar no desempenho escolar, por meio do apoio às escolas onde os usuários estudam. A equipe é multiprofissional, composta por 20 profissionais, com especialidades nas áreas médicas, de psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, fisioterapia, psicomotricidade e serviço social.
Através do Centro de Assistência à Saúde, o Círculo Saúde faz a gestão e operacionalização do serviço, entregando à comunidade 80 vagas para atendimentos por duas vezes na semana e mais 12 vagas para atendimentos uma vez por semana, totalizando 92 vagas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante o período de 18 meses. O serviço também oportuniza duas datas ao mês para atendimento às escolas. As famílias participam de grupos de orientação parental, conduzidos pela equipe técnica, e também recebem atendimento individual de um técnico para acolher e construir estratégias de intervenção. O atendimento é realizado totalmente por meio do SUS, em que os pacientes são encaminhados através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Antes da abertura do Centro de Autismo, as crianças com TEA eram atendidas nos diversos serviços da rede SUS do Município. Em agosto de 2022 os atendimentos passaram a ser concentrados em um único lugar. A estrutura conta com um prédio de dois andares no Bairro São Pelegrino, com oito salas para atender as necessidades dos usuários. No espaço externo, uma horta terapêutica, onde as crianças desenvolvem diversas atividades e todas as que completam os 18 meses de tratamento deixam sua marca no local, a mão de tinta que forma uma árvore multicolorida, intitulada de “Árvore do Carinho”. Nestes três anos, já passaram pelo serviço 201 famílias e, até o momento, 51 escolas receberam escuta e orientação.
O Centro de Autismo fica localizado na Rua Pinheiro Machado, 2738, São Pelegrino. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h45min às 12h e das 13h15min às 18h. Atualmente, todas as vagas estão preenchidas. No entanto, existe lista de espera para o atendimento. Para mais informações, interessados podem contatar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da SMS via telefone 3901-1401, responsável por estabelecer diretrizes para políticas públicas de saúde mental.
Estimulação Sensorial
Uma sala equipada com o objetivo de estimular sensorialmente, promover relaxamento, estimular competências cognitivas, sociais e motoras também foi montada no Centro de Autismo. O método Snoezelen, nome oriundo da junção de duas palavras: Snuffelen = cheirar; e Doezelen = relaxar, surgiu na Holanda em meados de 1970. O tratamento é realizado em salas multissensoriais, com recursos para a estimulação sensorial e promove o aumento da atenção, minimizando os efeitos causados pelo autismo, doenças mentais, hiperatividade, dentre outros.