O incentivo à alimentação saudável para crianças, muitas vezes um desafio para as famílias, ganhou reforço por meio de um novo projeto implantado pelo setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal da Educação (SMED) em cinco escolas de turno integral de Caxias do Sul. O programa, intitulado SemEANdo Saúde, foi iniciado no começo de agosto e seguirá até dezembro, acompanhando cerca de 500 estudantes.
A iniciativa busca estimular hábitos alimentares mais equilibrados a partir de ações lúdicas e pedagógicas. Ao longo de cinco meses, cada turma da pré-escola ao 3º ano das escolas Dezenove de Abril, Engenheiro Mansueto Serafini, Laurindo Luiz Formolo, Presidente Tancredo de Almeida Neves e San Gennaro participará de aproximadamente sete atividades educativas.
No primeiro encontro, os alunos passam por avaliação antropométrica, com pesagem e medição. De acordo com a gerente do setor de Alimentação Escolar, Natália Guerra, as ações de educação alimentar e nutricional estão diretamente ligadas ao desenvolvimento integral das crianças. As informações coletadas também serão compartilhadas com os serviços de saúde para acompanhamento em casos que exigirem atenção, como obesidade, baixo peso ou outras situações específicas.
As atividades são conduzidas pelos nutricionistas Moisés Eduardo Zanete e Viviane Simone Pastore, que atuam no setor de Alimentação Escolar e dão vida aos personagens Tomate e Saladinha. A dinâmica começa com uma apresentação divertida que convida os alunos a pensarem sobre alimentos saudáveis por meio de um jogo de adivinhação. Posteriormente, cada faixa etária participa de atividades lúdicas, dinâmicas e sensoriais, previstas também para os encontros seguintes.