O Vice-prefeito Edson Néspolo e o secretário de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Marcus Vinicius Caberlon, estiveram em Brasília e Belo Horizonte cumprindo agenda na terça e quarta-feira. Após realizarem reuniões na Capital Federal na terça-feira (19) para tratar sobre a Festa da Uva 2026 e a outorga do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, na quarta-feira os executivos concluíram a agenda na capital mineira.
Em Belo Horizonte, as visitas foram à empresa de tecnologia de reconhecimento facial Biomtech, a empresa municipal PBH Ativos e a algumas escolas infantis similares aquelas que serão construídas em Caxias do Sul. Néspolo e Caberlon aproveitaram para entender o funcionamento do modelo de escolas que serão construídas na cidade pelo consórcio vencedor da PPP da Educação Infantil. Néspolo avaliou a visita como proveitosa para agilizar alguns processos necessários em várias frentes.
Na ocasião, a comitiva conheceu uma escola de ensino fundamental e uma escola de ensino de educação infantil que já estão em operação há mais de 10 anos no mesmo modelo das que serão implantadas em Caxias. Ainda em Belo Horizonte, na Biontech, empresa que trabalha com reconhecimento facial, Néspolo e Caberlon avaliaram um sistema que poderá ser utilizado futuramente nas escolas locais.
Paralelo a isso, uma comitiva da Secretaria Municipal do Turismo e Desenvolvimento Econômico está na Capital Federal em busca de recursos, apresentando projetos, e divulgando potenciais e atrações de Caxias do Sul. Liderado pelo secretário Felipe Gremelmaier, o grupo esteve no Ministério do Turismo, na Embratur e em outras repartições, onde encaminharam solicitações de recursos para implementação de projetos de turismo e desenvolvimento. A comitiva ainda cumpre agendas na capital federal na quinta e retorna a Caxias nesta sexta-feira.