Um dos patrimônios históricos mais antigos, emblemáticos e icônicos de Caxias do Sul, o Moinho da Cascata passa a ter a sua história e legado retratados em exposição e visitas guiadas abertas à comunidade e para escolas da rede pública municipal a partir do projeto “Moinho da Cascata, Passado e Presente”. Idealizada pelo Grupo Ueba Produtos Notáveis, que ocupa o espaço desde 2014, a iniciativa que conta com recursos da Lei Paulo Gustavo une arte, história e educação em uma experiência cultural única. São 10 visitas guiadas para estudantes das escolas públicas e 10 visitas para a comunidade, todas gratuitas, com interpretação de libras educação de até uma hora. Para o público, o projeto estreia no próximo dia 23 de agosto (sábado), e se estende ao longo dos meses de agosto – coincidindo com a celebração do Dia e Mês do Patrimônio Cultural Brasileiro – e setembro, com visitações guiadas sempre aos sábados à tarde.
As visitas guiadas terão mediação artística do Grupo Ueba e durante o roteiro o público conhecerá mais sobre a história do Moinho, que começou com Aristides Germani,em 1891, como casa de veraneio da família, sediando piqueniques no entorno da beira do Arroio Tega. O localque ganhou relevância no cenário da moagem industrial de trigono Estadofoi a primeira edificação a gerar eletricidade em Caxias do Sul, no ano de 1901, e tambéma ter a primeira linha telefônica, em 1905.Em 2002, o prédio inserido em meio à natureza urbana foi tombado como patrimônio histórico municipal a pedido da família Tondo, e desde 2014 é gerido pelo Grupo Ueba, que transformou o espaço em centro cultural.
A programaçãodas visitas ganhaapoio de uma exposição com10 painéis em formato de tótens instalados no pátio do Moinho contendo imagens, gráficos, mapas e documentos importantes para apresentar o conteúdo aos visitantes de maneira autoguiada, além de um videodocumentário com cerca de 30 minutos de duração, espaços com audiodescrição e recursos de acessibilidade, valorizandoo patrimônio por meio da arte e do afeto.A exposição fará menção ao conteúdo completodisponível na página virtual www.moinhodacascata.com.br,criada para servir de fonte de consulta online permanente.As visitas guiadas ocorrem nos sábados à tarde e aos domingos o espaço segue aberto para visitações autoguiadas e exibição do videodocumentário às 16h.
A pesquisa que fundamenta o projeto
O projeto “Moinho da Cascata, Passado e Presente”foi realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 através do Edital da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul – SEDAC/LPG nº 11/2023 – Pesquisa, Registro e Memória e do Ministério da Cultura do Governo Federal (@minc). A realização é do Grupo Ueba (@grupoueba) e do Moinho da Cascata (@moinhodacascata). O projeto resgata a história do Moinho em uma ampla pesquisa realizada em três eixos:
Histórico: Aprofunda a história do Moinho da Cascata, que abrangeu desde a moagem de trigo até a geração de energia elétrica. A pesquisa tem início com a chegada de Aristides Germani a Caxias do Sul, em 1885. Ele adquiriu a cascata em 1891. O local funcionou como moinho industrial de trigo até a década de 50, quando foi desativado. A partir de 2014 passa ser a sede de trabalho do Grupo Ueba Produtos Notáveis e assim passa a receber atividades culturais. A pesquisa histórica é conduzida pelo Instituto Memória Histórica e Cultural da Universidade de Caxias do Sul(UCS), através do diretor professor Anthony Beux Tessari.
Arquitetônico: Faz uma imersão nas principais características da edificação do Moinho da Cascata, que tem seu valor reconhecido através do tombamento como patrimônio histórico de Caxias do Sul. O prédio tem cerca de mil metros quadrados e é composto por três pisos, onde predominam a alvenaria em tijolos, pedra basalto e assoalho em madeira. A pesquisa arquitetônica é conduzida pela arquiteta especializada em patrimônio Taísa Festugato, da Vazquez Arquitetura.
Ambiental: A edificação leva no nome a cascata que margeia a construção com cerca de 36 metros de queda d’água e está localizada em um terreno de 17mil metros quadrados, boa parte em natureza composta por diferentes tipos de árvores e com vasta fauna, em uma geografia em declive que permite grande fluxo para o ArroioTega. A pesquisa ambientalé conduzida pelo Instituto de Saneamento Ambiental da UCS (ISAM/UCS), através do diretor doutor Juliano R. Gimenez.
Os fundadores do Grupo Ueba, Aline Zilli e Jonas Piccoli, destacam que a iniciativa desempenha um papel central na promoção da cultura, da sustentabilidade e da inclusão em um importante patrimônio de Caxias do Sul, integrando cultura, meio ambiente,educação patrimonial e turismo em um projeto transversal que busca despertar o interesse da comunidade com a sua história e patrimônio. Propõe-se, ainda, a servir como pilar e ponto de partida para desdobramentos, aperfeiçoamentos e atividades culturais futuras.“Com esse resgate histórico apurado com pesquisas detalhadas e a exposição dos seus resultados ao público, o Moinho da Cascata passa a ser um ícone vivo da cidade, um local de encontro e aprendizado com suas portas abertas a todos. As pessoas têm oportunidade dese conectarem com o passado,reforçando o senso de pertencimento da população com a cidade”, ressaltam Aline e Jonas.
SERVIÇO
O QUÊ: Projeto “Moinho da Cascata, Passado e Presente”
PROGRAMAÇÃO DAS VISITAS GUIADAS AO PÚBLICO:
Sábados: 23 e 30 de agosto, 13, 20 e 27 de setembro, sempre às 15h e 16h
Aos domingos o espaço segue aberto para visitações autoguiadas e exibição do videodocumentário às 16h
LOCAL: Centro Cultural Moinho da Cascata (Rua Henrique Riboldi, 69, bairro Marechal Floriano, Caxias do Sul)
ENTRADA: Gratuita
REALIZAÇÃO: Grupo Ueba Produtos Notáveis e Centro Cultural Moinho da Cascata
RECURSOS: Lei Complementar nº 195/2022 através do Edital da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul – SEDAC/LPG nº 11/2023 – Pesquisa, Registro e Memória e do Ministério da Cultura do Governo Federal
INFORMAÇÕES: site www.moinhodacascata.com.br e redes sociais @grupoueba e @moinhodacascata
Sobre o Grupo UEBA Produtos Notáveis
Fundado há mais de 20 anos por Aline Zilli e Jonas Piccoli, o Grupo Ueba Produtos Notáveis é reconhecido por suas produções teatrais inovadoras, contribuindo significativamente para a cena cultural da Serra Gaúcha e do Rio Grande do Sul. Além do teatro, o grupo atua na literatura e no cinema, ampliando seu impacto cultural. Há mais de 10 anos, ocupa as instalações do Centro Cultural Moinho da Cascata, em Caxias do Sul, um espaço histórico revitalizado que abriga atividades culturais e de lazer acessíveis ao público. Site
Texto: Invox Comunicação