Apesar do recuo, 42,3% dos empresários disseram ter vendido mais na comparação com 2024, enquanto 30,8% reportaram queda e 26,9% mantiveram o mesmo volume. Instabilidade econômica, redução do poder aquisitivo e clima desfavorável foram elencadas entre as razões para a retração
As vendas do Dia dos Pais em 2025 no comércio caxiense registraram uma queda média de -2,6% em relação ao ano anterior, e ticket médio de R$ 293,41. Apesar do recuo, o desempenho não foi uniforme, sendo que 42,3% dos lojistas disseram ter vendido mais que em 2024, enquanto 30,8% reportaram queda e 26,9% mantiveram o mesmo volume, segundo amostragem realizada pelo Núcleo de Mercado e Informações da CDL Caxias.
Entre os entrevistados, 39,4% afirmaram que as vendas ocorreram na véspera ou no próprio Dia dos Pais, enquanto 28,7% na semana anterior. Apenas 9,3% compraram com um mês de antecedência.
Para os empresários que tiveram desempenho negativo, os principais fatores apontados foram instabilidade política e econômica (31,8%), redução do poder aquisitivo da população (23,1%), clima frio e chuvoso (19,2%) e concorrência com comércio irregular (10,5%).
Por outro lado, entre os que conseguiram manter ou aumentar as vendas, os principais impulsionadores foram promoções (46,7%), maior divulgação pelas redes sociais (23,8%) e outros fatores, como a proximidade com o pagamento de salários (4,8%).
Mesmo em um ambiente instável, o comércio buscou atrair os consumidores com promoções e divulgação pelas redes sociais. Cerca de 73,1% das lojas foram decoradas com temas relacionados ao Dia dos Pais. Na divulgação, as redes sociais lideraram (52,7%), seguidas de rádio (12,5%), tráfego pago (10,4%) e TV (4,1%). No entanto, 14,3% dos lojistas não realizaram nenhuma divulgação específica para a data.
Perfil das vendas e canais utilizados
A presença digital ganhou mais espaço, sendo que 54,8% dos lojistas ouvidos afirmaram que utilizaram aplicativos de mensagens como o WhatsApp para vender, e 10,1% contaram com sites próprios. Ainda assim, 32,3% não realizaram vendas online.
Entre os produtos mais vendidos no período estiveram alimentos e bebidas (vinhos, tábuas de frios, cestas de café da manhã), moda e acessórios (casacos, moletons, sapatos, tênis, cintos, carteiras, relógios). Beleza e cuidados pessoais (perfumaria, produtos para barba) e itens para casa e lazer (canecas, taças, itens de churrasco, facas, poltronas, ferramentas, TV, celular) complementaram a lista de presentes.
As formas de pagamento foram variadas, com dinheiro na liderança (29,3%), seguido do cartão de crédito (28,0%), PIX (27,5%), débito (14,5%) e um pequeno volume no crediário (0,7%).
Texto: Assessoria de Imprensa CDL Caxias do Sul