Na manhã desta quinta-feira (21), a Polícia Civil, através da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Caxias do Sul, em colaboração com delegacias das cidades de Capão da Canoa, Gramado, Vacaria e São Gerônimo, além da Brigada Militar com o 12º Batalhão de Polícia Militar (12ºBPM) e o 4º Batalhão de Polícia de Choque (4º BPChq), realizou a Operação Legio Exitii (legião da destruição), com o objetivo de combater o furto de veículos.
O delegado da DRACO, Luciano Righez, explica que essa operação já vem sendo realizada há nove meses e ainda não foi concluída.
As operações para cumprimento de 64 mandados de busca e apreensão foram concentradas em Caxias do Sul, que é o principal foco da ação, nos bairros Pio X, Fátima, Cruzeiro e Nossa Senhora das Graças, mas também se estenderam a Arroio do Sal, Campestre da Serra e à localidade do Apanhador em São Francisco de Paula.
Até o momento, seis pessoas foram detidas: quatro em flagrante por posse irregular de arma de fogo, uma por receptação e outra em cumprimento a um mandado de prisão preventiva.
No total, foram apreendidas nove armas de fogo, além de peças de veículos que tinham sido furtados e desmontados.
A operação recebeu ainda o apoio do Instituto Geral de Perícia e do Detran.
Atualização presos (16h23)
Sete pessoas foram presas, cinco em flagrante por posse de arma de fogo irregular, um por receptação e mais um decorrente do cumprimento de um mandado de prisão preventiva.