Teve início no dia 11 de agosto o prazo para a entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). A declaração é obrigatória para os produtores rurais pessoa física e jurídica, proprietários, titulares do domínio útil ou possuidores a qualquer título de imóvel rural. A exceção são os casos de imunidade ou isenção. A declaração deve ser realizada através do Programa Gerador da Declaração do ITR 2025, diretamente no site da Receita Federal, ou, em Caxias do Sul, presencialmente no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). O prazo vai até 30 de setembro.
A presidente do sindicato, Benardete Boniatti Onzi, dá mais detalhes sobre a declaração do ITR. Ela explica que é necessário que o produtor leve a declaração do ano passado e documentos pessoais na hora de ir declarar.
Além das declarações serem realizadas na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na rua Pinheiro Machado, 2335, no centro de Caxias do Sul, das 8h ao meio-dia no período da manhã e das 13h às 17h30 durante a tarde, o sindicato também percorre o interior do município em comunidades onde as pessoas podem se dirigir para declarar o ITR.