A 48ª edição da Expointer contará mais uma vez com agroindústrias e pecuaristas caxienses. Considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, a Expointer acontecerá entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB), em Esteio. O slogan desta edição é “Nosso futuro tem raízes fortes”.
A edição deste ano terá o maior número de expositores já registrado no Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF). Serão 456 empreendimentos, superando os 413 do ano passado, o que evidencia o crescimento e a relevância da participação dos agricultores familiares na feira. Ao todo, 196 municípios gaúchos estarão representados nos estandes, entre eles, Caxias do Sul.
O secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, reforça a importância da participação das agroindústrias e pecuaristas caxienses na feira, levando a qualidade e a diversidade dos produtos locais além das fronteiras do município, e em alguns casos, recebendo até mesmo premiações no evento.
Estarão presentes na feira representando a pecuária de Caxias do Sul ovinos da raça Hampshire Down, da Cabanha do Bugre, na região de Forqueta; gado Sindi do Rancho Criúva, e gado Gir Leiteiro e Girolando da Fazenda das Nogueiras, ambas da região de Criúva. Entre as agroindústrias, há dois empreendimentos que estarão fazendo sua estreia na Expointer: Vinhos Seu Zé e Cantina Bertotti. Ainda participarão a Agroindústria Santa Bárbara, Dolci Ricorddi e Orquidário Pebi.
Dos 456 empreendimentos confirmados na feira, 355 são agroindústrias familiares, representando aproximadamente 78% do total. O espaço também contará com 70 estandes de artesanato e 31 estandes de flores, plantas e mudas, além de praça de alimentação composta por sete cozinhas vinculadas diretamente às agroindústrias familiares, oferecendo pratos típicos elaborados com produtos cultivados no meio rural gaúcho.
A Expointer inicia em 30 de agosto, com ingressos a R$ 20 para pedestres, com meia-entrada (R$ 10) para pessoas acima de 60 anos, estudantes e pessoas com deficiência.