Evento em Bento Gonçalves, no dia 18 de setembro, reunirá autoridades e comunidade ítalo-brasileira em meio a debate sobre nova lei de cidadania italiana.
Estão abertas, a partir desta terça-feira (19), as inscrições para o II Encontro da Comunidade Italiana no Rio Grande do Sul, promovido pelo Comitê dos Italianos no Exterior (COMITES-RS). O evento será realizado no dia 18 de setembro, no auditório do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), com foco nas comemorações dos 150 anos da imigração italiana e nas mudanças recentes na legislação italiana de cidadania.
Em entrevista para a Rádio Caxias, a presidente do Comitê dos Italianos no Exterior (COMITES-RS),Cristina Mioranza, disse que a programação inclui palestras, conferências, debates e apresentações culturais, e pretende reunir lideranças, pesquisadores, autoridades italianas e a comunidade ítalo-descendente do Estado. Entre os temas em destaque, estão à nova legislação que restringe a transmissão da cidadania italiana a apenas duas gerações (filhos e netos), o papel do Parlamento italiano nesse processo e o fortalecimento do legado cultural dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul.
Conforme Cristina, o encontro contará com a presença do deputado Fábio Porta, representante da América do Sul no Parlamento italiano, além de autoridades como o cônsul-geral da Itália no RS, o secretário estadual Fabrício Peruchin, e o deputado estadual Guilherme Pasin, presidente da Frente Parlamentar dos 150 Anos da Imigração Italiana.
Cristina Mioranza ainda aponta que a programação começa com a apresentação do Coral Canarinhos de Tuiuti e segue com uma série de conferências, incluindo uma fala da socióloga Vânia Herédia, especialista na história da imigração italiana no Estado. Haverá também um painel com representantes de associações italianas e sorteios de bolsas de estudos na Itália, com estadia incluída, para participantes presentes no evento. O escritor IOT participará do encerramento, com sessão de autógrafos de seu livro “Andiamo via” (em italiano significa “vamos embora” ou “vamos sair daqui”).
De acordo com Cristina, a nova lei de cidadania aprovada na Itália tem causado preocupação entre os descendentes de italianos fora da Europa. A regra limita o direito ao reconhecimento da cidadania apenas a filhos e netos, o que pode excluir milhares de brasileiros do processo. Segundo Cristina Mioranza, a medida é vista como um retrocesso. Ela lembra que processos já protocolados não serão afetados, mas alerta que a transmissão da cidadania pode deixar de ser responsabilidade dos consulados, passando a outros órgãos do governo italiano.
Outro foco do encontro será a aproximação das novas gerações com a cultura italiana. O COMITES-RS pretende fortalecer sua Comissão Jovem e ampliar parcerias com escolas de italiano no Brasil e na Itália. As inscrições podem ser feitas pelo site comitesrs.com.br. O evento é gratuito, mas os organizadores pedem uma doação voluntária à APAE de Bento Gonçalves. As vagas são limitadas.
SERVIÇO
O quê? II Encontro da Comunidade Italiana no RS
Quando? 18 de setembro de 2025, a partir das 8h
Onde? Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG)
Como participar? Inscrições: www.comitesrs.com.br
Quanto? Entrada gratuita – com doação voluntária à APAE de Bento Gonçalves (Vagas limitadas)