Na manhã desta segunda-feira (18), o presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Lucas Caregnato (PT), afirmou que deve encaminhar uma sugestão de utilização, por parte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza para sediar os primeiros cursos disponibilizados para o Campus Serra, antes de ser escolhido o local definitivo desse campus.
Conforme Caregnato, há salas disponíveis no Cristóvão de Mendoza para abrigar esses novos estudantes. A ideia não seria ocupar totalmente a escola, mas parte dela para as atividades iniciais da universidade federal na Serra Gaúcha.
Caregnato afirmou que essa sugestão será encaminhada para uma frente parlamentar apropriada e para a própria UFRGS.
A reitora da UFRGS, Márcia Barbosa, revelou na última sexta-feira (15) que três locais estão sendo avaliados para a implantação do Campus Serra: o Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS), um prédio localizado na área central de Caxias, na esquina da rua Os Dezoito do Forte com a Moreira César, e foi detalhado que um terceiro prédio de sete andares também está sendo avaliado pela equipe, contudo não foram explanados detalhes de localização dessa terceira dependência.