A 21ª edição do projeto Passaporte da Leitura envolve 44 escolas públicas que receberão, ao todo, 924 livros de autores selecionados. O objetivo é que as obras sejam mediadas nas salas de aulas e, posteriormente, os estudantes encontrem os escritores, durante a 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que acontece entre 26 de setembro a 12 de outubro.
O diretor do Livro, Literatura e Leitura da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Cássio Felipe Immig, esclarece a importância do projeto e como ele movimenta a cadeia literária de Caxias do Sul. Vale ressaltar que, ao final do projeto, as escolas receberão kits com livros de todos os autores participantes, para compor os acervos das bibliotecas.
A iniciativa contará com a participação de 11 escritores de diversas regiões do Brasil: Alessandra Roscoe, Antônio Schimeneck, Alexandre Rampazo, Blandina Franco, Eliandro Rocha, Helô Bacichette, Kiusam de Oliveira, Penélope Martins, Pedro Guerra, Raquel Matsushita e Silviane Scliar Sasson.
O projeto, que foi criado em 2005, já envolveu mais de 210 mil estudantes, 246 autores e distribuiu mais de 16 mil livros em Caxias do Sul. Neste ano, o escritor Pedro Guerra foi escolhido para ser o patrono da Feira, com 30 anos de idade e 13 anos de carreira, ele é a pessoa mais jovem a assumir o cargo. Outro homenageado deste ano é o artista plástico e designer, Ernani Carraro, como Amigo do Livro. Em 2017 com o Prêmio Minuano de Literatura na categoria Ilustração.