Caxias do Sul será a próxima cidade gaúcha a sediar o Fórum Democrático – Pacto RS 2025, uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que acontece nesta sexta-feira (15), a partir das 8h, no Auditório do Bloco J da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Aberto ao público, o fórum convida cidadãos, lideranças regionais, estudantes, empreendedores e especialistas a participarem da construção de propostas para o desenvolvimento sustentável do Estado. As inscrições podem ser feitas pelo site sympla.com.br, buscando por “Fórum Democrático Caxias do Sul”.
A edição deste ano tem como foco central debater soluções viáveis e regionais diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, com temas como infraestrutura resiliente, transição energética, planejamento territorial e políticas públicas voltadas à adaptação e mitigação climática.
Em entrevista para a Rádio Caxias, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT), disse que a proposta é ouvir diferentes setores da sociedade para consolidar um documento com diretrizes e propostas práticas. De acordo com o parlamentar, é preciso pensar o futuro do Estado com base em planejamento e na motivação popular. Até porque, conforme Pepe, os eventos extremos, como secas e enchentes, já causaram prejuízos bilionários e perdas irreparáveis ao Estado. O presidente da Assembleia Legislativa acredita que o fórum seja uma ferramenta estratégica para transformar escuta em ação.
De acordo com o deputado, a etapa de Caxias reunirá representantes dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Corede Hortênsias, Corede Campos de Cima da Serra e Corede Serra), e será um espaço para destacar demandas locais e potenciais da região, como a produção de energias renováveis e a reconstrução da infraestrutura afetada por desastres naturais.
Além dos debates presenciais, a população poderá acompanhar e contribuir com propostas por meio da plataforma digital gov.br/pactors2025, onde também estão disponíveis os conteúdos já debatidos em outras regiões do Estado. Pepe assegura que Caxias do Sul será protagonista nesse debate, tão essencial sobre o futuro do Estado.
Programação
8h30 – Apresentação cultural: Dan Ferretti
9h – Abertura oficial: cerimonial da ALRS
9h30 – Pacto RS 25 – O crescimento sustentável é agora: Pres. da ALRS, Dep. Pepe Vargas
9h50 – Apresentação da Plataforma Digital Pacto RS 25
10h – Maria do Carmo Quissini: Mudança Climática e o Desenvolvimento da Região – Presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas
10h15 – Hélio Henkin: Mudança Climática: Impactos na Economia do RS e da Região – Professor da FCE/UFRGS e coordenador do NETIT/UFRGS (Núcleo de Estudo em Tecnologia, Indústria e Comércio Internacional)
10h30 – Ubiratan Rezler: Mudança Climática: Impactos no Desenvolvimento Industrial – Presidente do Sindicato da Indústria Metalúrgica e de Material Elétrico de Caxias do Sul
10h45 – Gilberto Bonatto: Mudança Climática: Impactos no Setor Agrícola – Emater/RS
11h – Márcia Ferronato: Mudança Climática: Impactos no Setor do Turismo – Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria – Região Uva e Vinho
11h15 – Silvana Piroli: Mudança Climática: Abordagem do ponto de vista do trabalhador – Secretaria-Geral da CUT/RS
11h25 – Assis Mello: Mudança Climática: Abordagem do ponto de vista do trabalhador – Dirigente Estadual da CTB/RS
11h35 – Debate em plenário: apresentação de propostas (3 min cada)
12h30 – Encerramento
Serviço
O quê: 6º Seminário Regional do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional (FDDR) da Assembleia Legislativa do RS (ALRS)
Quando: 15 de agosto de 2025, a partir das 8h30
Onde: Auditório do Bloco J da UCS (Universidade de Caxias do Sul)
📺 O evento será transmitido pela TV AL (aberta) e pelo canal da Assembleia no YouTube:
https://www.youtube.com/@al_rs