Passado mais um ano desde o incêndio causado por um curto-circuito, em 25 de julho de 2024, as reformas no prédio da Receita Federal de Caxias do Sul, no bairro Rio Branco, ainda não tiveram um início. O projeto de execução, que prevê a recuperação total do primeiro e segundo andares, segue em andamento. A elaboração do documento foi realizada por uma empresa contratada pelo governo federal.
De acordo com o delegado da Receita Federal em Caxias do Sul, Leandro Tessaro Ramos, o projeto da reforma foi concluído em julho e está, neste momento, em fase de revisão final pelo setor de engenharia do órgão. É necessário um relatório técnico para confirmar que todos os requisitos do edital foram atendidos. Essa etapa deve ser finalizada até o fim de agosto, quando serão divulgados o valor estimado da obra, o tempo de execução e o orçamento definitivo.
No entanto, mesmo com a conclusão do projeto, a reforma não deve iniciar neste ano. Segundo Ramos, a expectativa é encerrar 2025 com o projeto 100% aprovado, revisado e com a reserva orçamentária garantida.
Enquanto a reforma da antiga sede não começa, a Receita Federal trabalha para viabilizar a mudança para um endereço provisório no centro de Caxias do Sul. O contrato de locação já recebeu aprovação da Superintendência Regional de Porto Alegre e da Coordenação Central em Brasília, restando apenas a autorização final da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, devido ao valor da despesa.
Essa última análise, segundo Ramos, segue regras orçamentárias que definem limites e autoridades competentes para cada autorização. O Ministério da Fazenda deve emitir o parecer final em até um mês. A previsão é assinar o contrato e realizar as adequações do novo espaço a tempo de efetivar a mudança entre o fim de setembro e o início de outubro deste ano.
Enquanto isso, os atendimentos continuam sendo realizados em espaços adaptados temporariamente. O atendimento ao público está sendo realizado na Agência Tudo Fácil, localizada no Shopping Bourbon San Pellegrino. Já o gabinete da delegacia opera temporariamente no prédio da Justiça Federal, na Rua Doutor Montaury, enquanto o setor administrativo funciona junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na Rua Bento Gonçalves.