A Ponte da Cooperação, construída como ligação provisória sobre o Rio Caí, na BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, por meio da mobilização de empresários da região e da campanha #ReConstruindoConexões, passa atualmente por uma atuação conjunta entre as duas prefeituras para viabilizar o desmonte da travessia. A confirmação do desmonte foi feita em julho deste ano pelo secretário de Obras de Caxias do Sul, Lucas Suzin. Atualmente, estão sendo realizados estudos técnicos sobre como executar a remoção da estrutura.
Em conversa com a Rádio Caxias, o secretário detalhou que as prefeituras trabalham em conjunto com o objetivo de reaproveitar os materiais da ponte em outras obras no interior. Também está prevista a recomposição do leito do rio às condições anteriores à instalação da ponte. Ainda não há data definida para a remoção. Suzin reforça que a ponte já cumpriu a função emergencial. Mesmo com a nova ligação definitiva em funcionamento e com tráfego normalizado, a ponte provisória ainda é utilizada por moradores da região.
Os debates sobre manter a travessia ou desmontá-la ganharam força após um acidente ocorrido no dia 18 de julho, que resultou na morte de um jovem de 22 anos. A vítima caiu com o veículo enquanto transitava pela ponte, que liga a comunidade de Linha Sebastopol, em Caxias do Sul, à localidade de São José do Caí, em Nova Petrópolis. Após horas de chuva intensa, o nível do Rio Caí subiu consideravelmente, deixando parte da estrutura submersa.
A ponte provisória foi construída pela empresa Pontes do Sul, a mesma responsável pela reconstrução da ponte de Nova Roma do Sul, na RS-448, sobre o Rio das Antas. A mobilização para viabilizar a obra se deu após o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciar que não faria uma ponte provisória sobre o Rio Caí, ligando a Serra à região das Hortênsias.
A ponte definitiva sobre o Rio Caí, na BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, foi inaugurada em 21 de dezembro de 2024. Construída pelo Dnit, a nova estrutura possui 180 metros de comprimento e 13 metros de largura, mais alta, larga e extensa que a anterior.