O serviço de Telessaúde em Caxias do Sul completa um mês nesta sexta-feira (8) e já apresenta uma procura positiva por parte da população. No primeiro mês de funcionamento, foram realizadas 245 consultas com clínicos gerais na UBS Esplanada, onde a cabine está instalada. Caxias do Sul integra um dado relevante de um levantamento divulgado recentemente pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que aponta que apenas 10% dos municípios brasileiros contam com serviço de telemedicina.
A secretária adjunta da Saúde, Daniele Meneguzzi, avalia positivamente a aceitação da população, destacando que as necessidades clínicas vêm sendo atendidas de forma eficaz por meio do atendimento remoto. Ela explica que, após as consultas, a equipe da UBS é responsável por providenciar a impressão de receitas e laudos, além da liberação de medicamentos prescritos.
A Secretaria Municipal da Saúde prevê que, a partir de setembro, os usuários possam realizar consultas diretamente por celulares ou computadores pessoais. A proposta é que pacientes das UBS que utilizam o sistema Agenda+ UBS possam agendar e realizar as consultas de casa. Daniele detalha que, no próximo mês, também começarão a ser ofertadas consultas com especialistas, inicialmente nas áreas de neurologia e psiquiatria. No total, três novas cabines devem ser instaladas no Centro Especializado de Saúde (CES).
A projeção é de que, gradualmente, o serviço passe a oferecer atendimentos em diversas especialidades, como endocrinologia, dermatologia, cardiologia, entre outras. A expectativa é de que até 30 mil consultas por ano sejam realizadas por meio da Telessaúde. O investimento no serviço é de R$ 2,2 milhões.