Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Caxias do Sul se destaca com serviço exclusivo de acolhimento a mulheres vítimas de violência

  • Noriana Behrend
  • 08/08/2025
Foto: Freepik

Com uma média de cerca de 300 ocorrências mensais de violência contra a mulher, Caxias do Sul enfrenta um cenário preocupante e que reflete um problema existente na realidade nacional. Em resposta, a cidade iniciou, oficialmente, nesta sexta-feira (8), a programação do Agosto Lilás — campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, instituída pela Lei nº 8.488/2020.

A ação é promovida pela Coordenadoria da Mulher da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social e visa intensificar o combate a todas as formas de violência de gênero. Segundo a titular da pasta, Jeane Schulz, o trabalho de prevenção e acolhimento é realizado durante todo o ano, mas ganha mais visibilidade durante o mês de agosto.

Caxias do Sul está entre os apenas 130 municípios brasileiros, de um total de mais de 5.500, que oferecem um serviço exclusivo de acolhimento para mulheres em situação de violência, com a possibilidade de também abrigar seus filhos. O espaço, localizado no 3º andar do Centro Administrativo da Prefeitura, conta com atendimento psicológico e assistência social.

De acordo com Jeane, esse é um diferencial que orgulha também a cidade pois tem sido um exemplo de acolhimento e apoio efetivo. Conforme ela, as mulheres estão se sentindo mais encorajadas a sair desse ciclo, inclusive, as denúncias podem ser feitas presencialmente, pelo telefone 180 ou de forma online, facilitando o acesso ao suporte.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025, o Brasil registrou 87.545 casos de agressão contra mulheres até aqui, o maior número da série histórica, neste ano. Em Caxias, além dos registros constantes, há um crescimento no número de medidas protetivas de urgência: já são mais de 900 apenas neste ano.

Embora o aumento das denúncias seja um reflexo positivo de maior conscientização, Jeane indica que ainda há obstáculos. Segundo ela, “as campanhas têm encorajado as mulheres a romperem o ciclo da violência, mas o processo é lento e exige um esforço coletivo”.  Além do acolhimento às vítimas, a Coordenadoria da Mulher tem promovido ações de prevenção em escolas e empresas, com foco na formação de uma masculinidade consciente e na desconstrução de comportamentos machistas desde a juventude. A coordenadora pontua que “é fundamental trabalhar com os jovens. A mudança cultural só acontece com educação”.

A agenda de atividades no mês de conscientização ao Agosto Lilás em Caxias do Sul inclui seminários, rodas de conversa, exposições, blitz educativas e debates. Entre os destaques da programação está a iluminação lilás do Cristo do Terceiro Milênio até o fim do mês; a instalação do Banco Vermelho, símbolo do combate ao feminicídio; o lançamento do projeto Cadeira Vazia, em parceria com o grupo Mulheres do Brasil; blitzes de conscientização em espaços públicos; seminários e exposições sobre a Lei Maria da Penha, que completou 19 anos nesta semana;

A campanha também terá presença em podcasts, debates e redes sociais, ampliando o alcance da mensagem.

Mulheres que enfrentam qualquer tipo de violência podem: procurar o Centro de Referência da Mulher, no 3º andar do Centro Administrativo da Prefeitura; ligar para o canal nacional de denúncias 180 e, ainda, buscar orientações pelas redes da prefeitura ou diretamente com a Coordenadoria da Mulher.

Ainda durante a entrevista na Rádio Caxias, Jeane Schulz afirmou que “denunciar salva vidas e acolher transforma realidades”, ou seja, a campanha do Agosto Lilás é um chamado para que todos assumam a responsabilidade de construir uma sociedade onde mulheres possam viver com respeito, segurança e dignidade.

Programação do Agosto Lilás:

08/08  

14h às 17h – Câmara de Vereadores

Encontro “Fortalecimento das Capacidades do Coletivo de Liderança de Mulheres Migrantes, Refugiadas e Apátridas da Serra Gaúcha e Região Nordeste do RS”

12/08

18h – Parque de Eventos da Festa da Uva

Acendimento das Luzes Lilás no Monumento Jesus Terceiro Milênio 

13/08

18h – Centro Administrativo Municipal/Prefeitura

Inauguração do Banco Vermelho 

14/08

9h – EMEF Ítalo João Balen

Roda de Conversa

14h – Empresa MA Solução em Tecnologia

Roda de Conversa

15/08

19h – Redes Sociais da Prefeitura de Caxias

PrefaCast alusivo Agosto Lilás com a participação da delegada da Delegacia da Mulher, Thalita Andrich e da Representante do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Caxias 

19/08

14h – Empresa Dalmac

Palestra Lei Maria da Penha e a Rede de Proteção 

20/08

14h às 17h – Instituto Rosa Del Este

Oficina pintura voltada à luta contra violência doméstica – Construção Coletiva

15h30 – Auditório do Centro Administrativo Municipal/Prefeitura

Roda de Conversa com os Departamentos Pessoais

18h – Centro de Cultura Ordovás

Lançamento do Projeto do Grupo Mulheres do Brasil 

22/08 

9h – Círculo Saúde

Palestra para os funcionários Administrativo

23/08 

9h às 11h – Praça Dante Alighieri

Blitz de Conscientização Agosto Lilás

24/08

Estádio Alfredo Jaconi

Ação de Conscientização no Jogo Juventude x Botafogo

25/08

14h – Círculo Saúde

Palestra para os funcionários Hospital

27/08

15h30 – Sala de Cinema Ulysses Geremia – Ordovás

Filme alusivo ao Agosto Lilás 

Confira aqui a entrevista completa.



Tags:
  • agosto lilás
  • caxias do sul
  • Coordenadoria da Mulher
  • feminicidios
  • lei maria da pena
  • progrmaação
Noriana Behrend
Noriana Behrend

Artigo Anterior
  • Destaque 01
  • Notícias
  • Trânsito

Prefeitura termina obras e trânsito é liberado na Estrada Luiz Daneluz, em Vila Oliva

  • Cristian Bergamin
  • 08/08/2025
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Controladores de velocidade na área urbana entram em operação neste domingo

  • Redação
  • 08/08/2025
ler post
Mais notícias
ler post

Maior feira de antiguidades da região movimenta Caxias do Sul neste final de semana

  • 08/08/2025
ler post

Secretaria da Educação lidera criação de Protocolo de Paz e Segurança nas escolas municipais

  • 08/08/2025
ler post

Construção de ferrovia entre Porto Alegre e Gramado por empresa privada é autorizada

  • 08/08/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Confira as informações para o duelo entre Caxias e ABC
  • “Tem nos ajudado muito rumo à nossa classificação”, comenta Júnior Rocha sobre o torcedor do Caxias
  • Técnico do Juventude prepara mudanças no time titular para encarar o Corinthians
  • Juventude tem disputa no gol para encarar o Corinthians
  • Caxias Rock Club estreia nesta sexta-feira em 93,5 FM
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

08/08/2025 - Atualizado em 08/08/2025 - 12:54

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar