Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Loja
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • História e Memória
    • Rádio Caxias 80 anos
    • Esportes na Onda 80 anos
Rádio Caxias Rádio Caxias
Rádio Caxias Rádio Caxias Rádio Caxias Rádio Caxias
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Loja
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • História e Memória
    • Rádio Caxias 80 anos
    • Esportes na Onda 80 anos
  • Cultura
  • Notícias

Caxias do Sul e região vivem quinzena intensa com cultura, educação, música e ação social

  • Noriana Behrend
  • 07/08/2025
Foto: Divulgação

A região da Serra Gaúcha se prepara para uma sequência de eventos que prometem movimentar Caxias do Sul e arredores entre os dias 7 e 28 de agosto, reunindo arte, música, educação, sustentabilidade e gastronomia. A diversidade de atividades contempla públicos de todas as idades e perfis, com foco especial em juventude, infância e inclusão social.

A programação começa em 7 de agosto, com o lançamento do livro “ELEMENTOS”, do rapper Chiquinho Divilas, na Biblioteca Parque da Fundação Marcopolo. A obra, voltada ao público infantojuvenil, une hip-hop e educação ambiental, tratando da crise climática com rimas, ilustrações vibrantes e músicas inéditas. Divilas associa os quatro elementos da natureza aos pilares do hip-hop, promovendo reflexões sobre identidade e sustentabilidade.

No dia 8, uma série de ações simultâneas toma conta de Caxias. A tradicional Noite das Sopas, do Projeto Mão Amiga, acontece às 19h30 no Salão da Igreja dos Capuchinhos. O jantar beneficente visa arrecadar recursos para garantir mensalidades escolares a crianças em situação de vulnerabilidade.

Também a partir de 8 de agosto, o 1º Festival de Balonismo e Manobras Radicais agita o Parque de Eventos da Festa da Uva, até 10 de agosto, com apresentações aéreas, esportes radicais e atrações para toda a família.

Nos dias 8 e 9, ocorre a Jornada de Encerramento do projeto “Ser Mais, Ser Juntos”, com oficinas, debates e apresentações culturais voltadas a jovens e educadores da rede SCFV.

Ainda no dia 8, a jovem artista Bibiana Demore, de Caxias do Sul, lança sua primeira música autoral nas plataformas de streaming, com influências de pop e folk. Um videoclipe em formato de curta-metragem será lançado no dia 27 de setembro.

Na sequência, o fim de semana dos dias 15 a 17 de agosto será marcado por dois grandes eventos na cidade e região. Caxias recebe o AgroPop 2025, na Praça das Feiras e Pátio da Estação, com foco na agricultura familiar e juventude rural. O evento reúne 40 agroindústrias, feira, gastronomia típica e workshops gratuitos.

Já no dia 16 de agosto, o Wine Garden Miolo, em Bento Gonçalves, sedia a 3ª edição do BAH BBQ – Assados e Tintos, com mais de 15 estações de comida, vinhos da Miolo, música ao vivo com Douglas Bello e ambiente pet friendly.

Encerrando o mês com foco na infância, a 7ª edição do Festival Téti – Festival de Arte e Cultura para a Infância será realizada entre 22 e 28 de agosto, em Caxias do Sul, com o tema Folclore. A programação gratuita é voltada a escolas públicas e famílias, com espetáculos, oficinas, intervenções artísticas e o Téti Talks, espaço formativo para profissionais da cultura. As atividades ocorrerão em diversos espaços culturais da cidade, incluindo a Estação Téti.

As inscrições estão abertas:

  • Para escolas públicas: formulário de inscrição escolar
  • Para artistas e grupos folclóricos: formulário de inscrição artística

O festival é promovido pela Cali Gestão Cultural e Comunicação com apoio da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Política Nacional Aldir Blanc.

ATRAÇÕES DA SEMANA NO POLENTA COMEDY

Nesta sexta-feira, dia 8 de agosto, é a vez do Guri da Farmácia divertir a plateia do Polenta Comedy Club, primeira casa de comédia de Caxias do Sul, com suas histórias divertidas que presencia sendo balconista de farmácia. Gabriel Sampaio, comediante local, é quem sobe ao palco do Polenta no dia 9 de agosto, sábado, com o seu show solo “Sampaio Show”.

A agenda completa de shows pode ser conferida no Instagram, nos perfis @polentacomedy e @1quarto. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla. O espaço fica localizado no Pavilhão 2 da Rua Marechal Floriano, número 1083, no bairro São Pelegrino. Mais informações também podem ser obtidas pelo WhatsApp (54) 99377-7581.

Com temas que vão do folclore à inovação no campo, passando por sustentabilidade, cultura urbana e ação social, a programação de agosto reafirma Caxias do Sul como um polo plural de cultura e cidadania.

Noriana Behrend
Noriana Behrend

Artigo Anterior
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

CAPS Ad Novo Amanhã completa 14 anos com mais de 380 mil atendimentos realizados em Caxias do Sul

  • Jonatan Mombach
  • 06/08/2025
ler post
Próximo Artigo
  • Notícias
  • Segurança

Jovem é preso por tráfico de drogas no Loteamento Veneto, em Caxias do Sul

  • Redação
  • 07/08/2025
ler post
Mais notícias
ler post

Primeira etapa do período para matrículas na Rede Estadual de Ensino é realizada de forma online e encerra na sexta-feira

  • 02/11/2026
ler post

Após três tentativas frustradas de licitação, projeto de ciclofaixas em Caxias segue sem prazo para execução

  • 02/11/2026
ler post

Mulher morre e dois homens ficam feridos em acidente envolvendo carro e caminhão, na ERS 122, entre Ipê e Vacaria

  • 02/11/2026
Leia também
  • Com desfalques, Juventude se reapresenta e abre preparação para encarar o Cuiabá
  • Juventude define logística e freta avião para Cuiabá
  • Caxias do Sul recebe 21ª edição do Festival de Cinema Italiano entre 12 e 22 de novembro
  • Barbieri valoriza entrega do Juventude e enaltece resultado na luta pelo acesso direto: “Dependemos apenas de nós”
  • Caxias do Sul registra baixa adesão à vacinação contra a pneumonia entre idosos acima de 85 anos
  • Em confronto direto, Juventude empata com o Vila Nova e permanece no G-2 da Série B
Últimos vídeos
  • JORNAL DA CAXIAS ENTREVISTA 03/11/2026Jornalismo · 03/11
  • FORTALEZA X ATLÉTICO-GO | SÉRIE B – 36ª RODADA| 02/11/2026Esportes · 03/11
  • CAMPO NEUTRO 02/11/2026Esportes · 03/11
  • JORNAL DA CAXIAS ENTREVISTA 02/10/2026Jornalismo · 02/11
  • ESPORTES NA ONDA + LANCE DIRETO 02/11/2026Esportes · 02/11
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Rádio Caxias Rádio Caxias
  • Anuncie
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

Lançamento

Livro Rádio Caxias 80 anos

Há 80 anos, a voz da cidade

Histórias inéditas, as vozes que marcaram gerações e fotografias raras de oito décadas da Rádio Caxias.

Onde comprar

🛒Livraria RossiCompre online · R$ 80,00› Livraria do Arco da VelhaPeça pelo WhatsApp (54) 99130-5985›
Prefere que a gente entre em contato? Deixe seu contato

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar