A ação de substituição de placas, conhecidas como toponímicos, teve início em outubro do ano passado em Caxias do Sul. A parceria público-privada entre o Consórcio Mobiliário Caxias e a Prefeitura foi firmada em março do mesmo ano, com o objetivo de realizar o fornecimento, instalação, manutenção e conservação das placas dos logradouros viários. Até o momento, a operação resultou na instalação de 2.892 placas de esquina e na colocação ou revitalização de outros 1.342 conjuntos toponímicos.
Conforme o previsto inicialmente, este ano eram aguardadas a instalação de 1.400 placas e 850 conjuntos. Dessa forma, os números apresentados evidenciam um recorde de operações realizadas, com um avanço que representa 88% do volume planejado.
O sócio-diretor da Infront Mídia, empresa pertencente ao Consórcio Mobiliário Caxias, Rafael Galiotto, destaca o andamento acelerado das instalações e o retorno positivo da população, evidenciado pela ampliação da percepção visual.
A concessão estabelece um prazo de 24 meses para realizar a implementação ou substituição das placas na cidade. No total, deverão ser trocadas ou instaladas 16.495 placas e 2.495 conjuntos toponímicos. Além disso, placas que apresentam desgaste ou vias que não possuem identificação são consideradas prioridades para os trabalhos.
Em casos de manutenção, os prazos para execução são de 24 horas para situações emergenciais e 48 horas para demais manutenções corretivas. Todas as placas substituídas passam por um processo de reaproveitamento, de maneira que nenhum material é descartado integralmente no aterro sanitário da cidade.