O programa CNH Social, desenvolvido pelo Governo do Estado por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), divulgou a lista de selecionados na última segunda-feira (21). Entre os números gerais, o destaque ficou para a participação feminina, mulheres representaram 79% dos 281.543 inscritos, com mais de 221 mil candidatas. Em Caxias do Sul, foram registradas 3.693 inscrições, das quais 52 pessoas foram contempladas.
Ao todo, o programa selecionou seis mil pessoas por meio de sorteio realizado no dia 17 de julho, com base nos dados do aplicativo Nota Fiscal Gaúcha. São três mil vagas diretas e outras três mil em suplência. No Estado, 86% das inscrições foram destinadas às categorias A e B (moto e carro), totalizando mais de 241 mil registros, considerando ambos os gêneros. Os demais serviços somaram quase 40 mil inscritos, sendo 23,3 mil para adição de categoria e 16,5 mil para mudança.
O chefe da Divisão de Habilitação do Detran/RS, Egídio Neri Nunes, destaca que o programa tem como objetivo garantir a formação gratuita de condutores no Estado para pessoas em situação de vulnerabilidade social, inscritas no CadÚnico ou no Devolve ICMS. Ele reforça que os contemplados devem consultar o resultado e iniciar o processo de habilitação até o dia 5 de setembro, em um Centro de Formação de Condutores (CFC). No caso de adição ou mudança de categoria, é importante estar atento ao prazo necessário para a realização do exame toxicológico.
Além dos documentos exigidos para a abertura do processo de habilitação, o candidato deve comprovar residência no Rio Grande do Sul há pelo menos dois anos. Também é necessário declarar que se responsabiliza pelas informações prestadas e que está ciente e de acordo com todas as condições de participação no programa. Os selecionados foram informados por e-mail, mas também podem consultar o resultado pela Central de Serviços do Detran RS.