Durante mais uma Reunião-Almoço (RA) da CIC Caxias, realizada nesta segunda-feira (21), o empresário Nelson Lisot compartilhou a trajetória de vida e empreendedorismo, marcada por superação, visão de futuro e inovação, com o tema “De um pão para um bilhão”, dentro da série Histórias Inspiradoras. Natural de São Giácomo, distrito de Caxias do Sul, Lisot é fundador da marca de eletroportáteis Cadence. A história que teve origem no interior alcançou o mercado nacional, com produtos presentes em lares de todo o país.
Em 1968, se mudou para Caxias do Sul, onde conheceu a esposa, Cleusa Lisot, com quem se casou em 1973. O casal iniciou a vida profissional vendendo artigos de cama, mesa e banho de porta em porta em cidades como Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Guaporé e Joaçaba (SC). Em seguida, criaram a própria fábrica: a Bordados Cris, batizada em homenagem aos filhos Cristiane e Cristiano, eles ainda são pais de Nelson Lisot Junior.
Dando sequência aos negócios, Cleusa idealizou e, junto com o marido, fundou a marca Lisotjour, consolidada no ramo de tecidos para decoração. O crescimento levou à criação de um shopping de fábrica com 130 lojas, o Shopping do Viaduto Torto. Com o tempo, no entanto, a construção de um centro comercial nas proximidades comprometeu as vendas do empreendimento, que acabou sendo encerrado.
Em 1999, após uma viagem aos Estados Unidos, Lisot identificou uma oportunidade no mercado de eletroportáteis. O sucesso na venda de uma panificadora doméstica importada impulsionou a criação da Cadence, com a importação inicial de 300 unidades. O filho, Cristiano Lisot, participou diretamente do processo, negociando com fornecedores na China. Com foco em inovação e design, a marca rapidamente ganhou espaço no mercado, lançando novos produtos em 2002.
Para Lisot, o sucesso é resultado da combinação de vários fatores e da persistência, mesmo diante das dificuldades.
Sobre o atual cenário econômico, especialmente em relação às taxações, Lisot afirmou que é preciso que os governantes deixem de lado questões políticas e pessoais, atuando em favor da população. Ele alertou que muitas empresas devem ser diretamente afetadas pelas medidas.
Em 2005, com o objetivo de reduzir custos logísticos e ampliar a operação, a Cadence transferiu a sede de Caxias do Sul para Itajaí (SC). Três anos depois, em 2008, após ser atingida por uma enchente, iniciou a construção de um novo complexo em Navegantes (SC). Em 2014, a empresa foi vendida para a multinacional Jarden, dona de marcas como a Oster Brasil. Na época, a Cadence contava com cerca de 250 itens no portfólio e um faturamento anual de aproximadamente R$ 600 milhões.
Fora do universo empresarial, Nelson Lisot também é reconhecido pelo envolvimento comunitário. Foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul e é um dos idealizadores do projeto beneficente Homens na Cozinha, que reúne empresários e lideranças da cidade em uma noite gastronômica com renda revertida a entidades sociais.