A Prefeitura de Caxias do Sul divulgou na tarde desta sexta-feira (18) que a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) deve concluir as obras de acesso ao bairro Planalto. A mudança acontece após a rescisão contratual com a empresa AF Construtora ser publicada no Diário Oficial. O contrato com a Codeca deve ser assinado no mês de agosto, oficializando a transição da obra.
O vínculo a última contratada foi rompido devido ao descumprimento físico-financeiro da vencedora da licitação. Ao ser oficializada como responsável pela obra a AF fez apenas algumas movimentações. Entre elas, fez um trecho da camada de asfalto na Av. Marcopolo, alguns levantamentos topográficos e iniciou a escavação para a ampliação da alça de acesso na BR-116.
Conforme o engenheiro e diretor do Escritório de Projetos da Secretaria de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Reinaldo Toscan Neto, ao assumir a obra a Codeca fará a finalização de diversos serviços. Ele pontua, principalmente, questões de drenagens, travessias e sinalizações.
Conforme Toscan, após o início das movimentações pela Codeca a previsão é de conclusão em quatro meses. Logo após a assinatura do contrato entre a Companhia e a Prefeitura, que deve acontecer no próximo mês, as obras também devem ser retomadas.
A demanda para a reformulação do acesso ao bairro Planalto pela comunidade existe há mais de 40 anos. Entretanto, as obras iniciaram em novembro de 2023 com a previsão inicial de conclusão em julho de 2024. Esta é a segunda empresa que rescinde o contrato, a primeira vencedora da licitação desistiu dos trabalhos. O investimento do município é de R$ 4,5 milhões, por meio de empréstimo com a Corporação Andina de Fomento (CAF).