Após a necessidade de reformulação no projeto do Centro de Proteção Animal pelas equipes responsáveis, e diante de dúvidas por parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) sobre a utilização do processo licitatório desenvolvido para o projeto inicial ou a abertura de uma nova licitação, o secretário da pasta, Ronaldo Boniatti, confirmou à Rádio Caxias que uma nova licitação será aberta. O projeto foi enviado para a Central de Licitações (Cenlic) na última sexta-feira (11) e nesta terça (15) o edital da licitação do Centro de Proteção Animal já está para análise da Procuradoria Geral do Município (PGM) para posterior publicação.
Houve um atraso por parte da Semmas no envio do projeto para a Cenlic. Conforme Boniatti, internamente o que ocorreu foi a realização de alguns ajustes burocráticos no projeto antes dele ser enviado, o que ocasionou no atraso. Boniatti ainda explica que agora o processo está nas mãos da Cenlic. Ele acredita que até a primeira quinzena de agosto a licitação deverá ser concluída.
O orçamento do projeto foi avaliado em aproximadamente R$ 8 milhões. O Centro de Proteção Animal será construído na localidade de São Giácomo, em Caxias do Sul. O terreno tem área total de 5,3 hectares e está localizado a cerca de 13 quilômetros do Centro da cidade, com acesso pela ERS-122, via Estrada dos Romeiros. O projeto prevê o acolhimento de cães e gatos, com canis coletivos e individuais, além de um prédio administrativo com ambulatório.