A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) realizou nesta segunda-feira (14), mais uma edição da tradicional RA (reunião-almoço) da entidade. O presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, foi o palestrante do evento que reuniu empresários locais e da região. Ele abordou o tema “transição energética: desafio ou oportunidade”. Durante cerca de 40 minutos, Battistella abordou os impactos das mudanças climáticas na matriz energética e as estratégias para posicionar o Brasil como protagonista no uso de fontes renováveis.

Ocupando a presidência da maior empresa produtora de biodiesel do Brasil com sede em Passo Fundo, na região norte do Estado, Battistella fez questão de tocar no assunto que chama a atenção de todos os setores brasileiros: a tarifa de 50% anunciada sobre o Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele avaliou a decisão do governo americano em relação a taxação a partir de agosto.
Battistella aproveitou o momento com os empresários e mandou um recado para os governantes em relação a malhas, rodoviária e ferroviária. Ele criticou o fato de o Estado estar sem a utilização da malha ferroviária depois das enchentes de maio de 2024.
Fundada em 2005, a Be8 é uma empresa global de energias renováveis, com sede em Passo Fundo e escritórios em São Paulo (SP), Cuiabá (MT), Genebra, na Suíça, e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Além disso, possui unidades produtivas localizadas em Passo Fundo, Marialva (PR), Nova Marilândia (MT), Floriano (PI), Santo Antônio do Tauá (PA), La Paloma (Paraguai) e Domdidier (Suíça). A Be8 produz biodiesel, um biocombustível renovável e menos poluente, por meio de oleaginosas, gorduras animais e UCO (óleo de cozinha usado). Na cadeia do agronegócio, industrializa ainda o farelo de soja e co-produtos. A empresa produz 1,47 bilhões de litros de biodiesel/ano e emprega diretamente 1,1 mil colaboradores.