Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Loja
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • História e Memória
    • Rádio Caxias 80 anos
    • Esportes na Onda 80 anos
Rádio Caxias Rádio Caxias
Rádio Caxias Rádio Caxias Rádio Caxias Rádio Caxias
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Loja
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • História e Memória
    • Rádio Caxias 80 anos
    • Esportes na Onda 80 anos
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Surto de sífilis em Caxias do Sul supera média nacional em 244% e preocupa autoridades de saúde

  • Noriana Behrend
  • 14/07/2025
Foto: Freepik

A cidade de Caxias do Sul enfrenta um surto alarmante de sífilis, com índices que superam em 244% a média nacional. Em 2023, foram registrados 369 casos para cada 100 mil habitantes, enquanto a média do país ficou em 99 casos por 100 mil. A situação chama a atenção de autoridades de saúde pública e reforça a urgência de ações efetivas de prevenção, testagem e tratamento.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a cidade apresenta não apenas taxas elevadas, mas também um perfil epidemiológico que agrava o cenário: a maior incidência ocorre entre jovens de 20 a 29 anos, com crescimento também entre adolescentes (15 a 19 anos) e idosos (acima dos 60). A diretora técnica da Vigilância Epidemiológica, Magda Beatriz Teles, fez um alerta: “as pessoas não estão aderindo ao uso do preservativo, o que favorece a transmissão repetida da sífilis”.

Além da população jovem, outro dado que preocupa a SMS é o aumento da sífilis congênita — transmitida da gestante para o bebê, durante a gravidez. Magda disse em entrevista para a Rádio Caxias que, em 2023, 303 gestantes foram diagnosticadas com sífilis em Caxias do Sul, resultando em 72 casos de sífilis congênita. De acordo com ela, a doença pode causar complicações graves nos recém-nascidos, como malformações, cegueira, surdez e atrasos no desenvolvimento, embora seja totalmente evitável com tratamento adequado no pré-natal.

Entre 2011 e 2021, o município já havia registrado mais de 1,3 mil casos da doença em gestantes e mais de 750 diagnósticos em bebês. Por isso, desde 2022, a cidade tem investido na capacitação de profissionais da atenção básica, ginecologistas, pediatras e enfermeiros, além de atuar diretamente com maternidades e UTIs neonatais para garantir diagnóstico precoce e início imediato do tratamento.

De acordo com a diretora técnica da Vigilância Epidemiológica, a rede pública de saúde realiza, em média, 1,2 mil testes rápidos de sífilis por mês, disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Contudo, mesmo com a ampliação da testagem, o aumento de casos sugere uma elevação real nas infecções, e não apenas maior detecção. Portanto, a  SMS reforça a importância do diagnóstico precoce, uso de preservativos e testagem regular — especialmente entre os grupos mais vulneráveis, como jovens e gestantes. A cidade também acompanha, por até dois anos, crianças nascidas de mães com sífilis, garantindo exames regulares e avaliação médica.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum e se manifesta em três estágios — desde lesões indolores até complicações neurológicas e cardíacas. O tratamento é simples e eficaz, feito com penicilina benzatina (Benzetacil), fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em casos mais graves, pode ser necessário tratamento hospitalar com penicilina cristalina.

Com a aproximação do Outubro Verde — campanha nacional de conscientização sobre a sífilis — a prefeitura planeja intensificar ações educativas, aumentar a testagem gratuita e ampliar a distribuição de preservativos.

“É uma doença evitável, tratável e que não deveria mais causar complicações graves, principalmente em recém-nascidos. Precisamos, mais do que nunca, da colaboração da população”, enfatiza Magda Teles.

Serviço à população:

Informações e orientações: procure a UBS mais próxima ou o site da Secretaria Municipal da Saúde.

Testes rápidos de sífilis: disponíveis gratuitamente nas UBSs e no CTA.

Preservativos: distribuídos sem custo nas unidades de saúde.

Tags:
  • Boletim
  • Brasil
  • caxias do sul
  • dados alarmantes
  • DST
  • penisilina
  • preservativo
  • sifilis
  • SURTO
Noriana Behrend
Noriana Behrend

Artigo Anterior
  • Notícias
  • Publieditorial

FestiQueijo reúne mais de 17 mil visitantes desde o início do festival

  • Cristian Bergamin
  • 14/07/2025
ler post
Próximo Artigo
  • Notícias

Jornalista de Caxias lança neste sábado livro sobre desinformação e pós-verdade inspirado em Umberto Eco

  • Noriana Behrend
  • 14/07/2025
ler post
Mais notícias
ler post

Prefeitura de Bento Gonçalves estima que 1,5 mil residências foram atingidas pelo temporal, na madrugada de sábado

  • 07/11/2026
ler post

Resolução do Conselho Municipal de Assistência Social alerta para possível colapso nos atendimentos em Caxias do Sul

  • 07/11/2026
ler post

Mutirão de ressonâncias magnéticas deve reduzir em mais de 65% a fila de espera em Caxias do Sul

  • 07/11/2026
Leia também
  • Ex-Ponte Preta é o novo reforço do Caxias para a temporada de 2027
  • Brigada Militar recupera materiais furtados avaliados em R$ 55 mil em Caxias do Sul
  • Brigada Militar prende casal por tráfico de drogas no bairro Centenário, em Caxias
  • Especial |Booktok: a influência dos criadores de conteúdo na relação dos jovens com a leitura
  • Leonardo Tonietto comenta sobre o reconhecimento do Juventude no futebol brasileiro
  • Juventude vive momento de confiança na busca pelo acesso à Série A
Últimos vídeos
  • JORNADA ESPORTIVA | CUIABÁ X JUVENTUDE | 07/11/2026Esportes · 07/11
  • ESPORTES NA ONDA + LANCE DIRETO 06/11/2026Esportes · 07/11
  • CARROS & CIA 07/11/2026Jornalismo · 07/11
  • CQ7 + | 07/11/2026Jornalismo · 07/11
  • DIA DO RADIALISTA COM JACOB HOFFMAN & PRIMEIRO ENCONTRO ARI SERRA | REPERTÓRIO 06/11Jornalismo · 07/11
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Rádio Caxias Rádio Caxias
  • Anuncie
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

Lançamento

Livro Rádio Caxias 80 anos

Há 80 anos, a voz da cidade

Histórias inéditas, as vozes que marcaram gerações e fotografias raras de oito décadas da Rádio Caxias.

Onde comprar

🛒Livraria RossiCompre online · R$ 80,00› Livraria do Arco da VelhaPeça pelo WhatsApp (54) 99130-5985›
Prefere que a gente entre em contato? Deixe seu contato

14/07/2025 - Atualizado em 14/07/2025 - 10:57

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar