A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar as circunstâncias da morte da menina de 11 anos após a queda no Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul. O acidente ocorreu na tarde de quinta-feira (10), e o óbito da vítima foi confirmado no final da noite, após trabalho de resgate realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar.
De acordo com a delegada Fernanda Aranha, responsável pela investigação, diligências preliminares foram realizadas ainda na quinta-feira, incluindo atendimento aos familiares e requisição de perícias. No final da tarde desta sexta-feira (11), foi divulgado o resultado da necropsia, que apontou que a causa da morte da vítima foi politraumatismo. Ainda não se sabe se a morte ocorreu no momento da queda.
A delegada ressalta que o inquérito já foi instaurado para apurar as circunstâncias do acidente e que a polícia aguarda a realização da perícia para analise de questões técnicas. O laudo do local do acidente deve ser concluído em um mês.
A família da vítima, identificada como Bianca Bernardon Zanella, natural de Curitiba (PR), é composta por cinco pessoas, os pais e três crianças – Bianca e dois irmãos mais novos, de 9 e 5 anos. Conforme os relatos coletados pela Polícia Civil, o grupo já se preparava para retornar à base do parque, onde há uma lanchonete. A mãe teria seguido à frente com os dois filhos menores, enquanto o pai permaneceu com a filha mais velha, que se distanciou do grupo e correu em direção ao cânion. O pai ainda tentou, mas não conseguiu alcançá-la.
As primeiras oitivas foram realizadas na Delegacia de Cambará do Sul a partir da tarde de quinta-feira. A perícia técnica do local foi realizada nesta sexta-feira (11), com o objetivo de esclarecer, entre outros pontos, as condições de segurança do parque e a eventual existência de sinalização ou barreiras de proteção na área onde ocorreu o acidente.
A Polícia Civil também identificou os responsáveis pela administração do Parque Nacional, com quem pretende aprofundar os esclarecimentos sobre as medidas de segurança adotadas na área. O inquérito vai apurar se houve alguma falha ou negligência que possa ter contribuído para o acidente. O caso segue sob investigação, e novas informações devem ser divulgadas conforme o avanço das apurações.