A 52ª edição do Festival Internacional de Folclore (FIF) de Nova Petrópolis, que acontece de 17 de julho a 3 de agosto, reafirma o potencial turístico e cultural da cidade serrana. O evento transforma Nova Petrópolis em um centro de celebração das tradições e da diversidade cultural do Brasil e do mundo, contando com a participação de grupos de oito países e mais de dois mil dançarinos. Além de ser uma importante atração cultural, a programação do festival movimenta a economia local, consolidando a cidade como um dos principais destinos turísticos do Estado. A expectativa é que o evento traga, pelo menos, R$ 4 milhões para a economia local.
Conforme informações da Secretaria de Turismo de Nova Petrópolis, o município recebe anualmente aproximadamente 500 mil visitantes, com a previsão de atingir 950 mil turistas até 2025, impulsionado por eventos estratégicos como o Festival Internacional de Folclore.
Segundo o secretário de Turismo, Rodrigo Barbieri Sangali, a expectativa só no Festival Internacional de Folclore é de receber mais de 200 mil visitantes.
A infraestrutura turística da cidade está bem preparada para atender a esse fluxo de visitantes, com cerca de 1.700 leitos disponíveis em hotéis, pousadas e outras opções de hospedagem, além de mais de 30 estabelecimentos gastronômicos, que incluem restaurantes típicos, cafés coloniais e cervejarias artesanais. Durante o Festival, essa rede opera próxima de sua capacidade total.
O 52º Festival Internacional de Folclore é promovido pela Prefeitura de Nova Petrópolis, através da Secretaria de Turismo e Cultura, em colaboração com a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, contando também com o apoio da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV).