A Fundação de Assistência Social (FAS) intensificou ao longo da última semana as ações do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS). Devido às baixas temperaturas registradas e as chuvas recorrentes, o serviço teve sua capacidade de atendimento triplicada para garantir que o maior número de pessoas em situação de rua fosse contemplada nas casas de acolhimento.
Com o reforço de mais duas equipes – o serviço que normalmente conta com apenas uma – em todas as noites da última semana, os educadores sociais circularam pela cidade oferecendo às pessoas em situação de rua vagas nas casas de acolhimento. Os horários de atuação também foram estendidos, permitindo que as abordagens pudessem ser realizadas 24 horas por dia. A diretora de Proteção Social Especial da FAS, Franciele Roso, destaca o reforço no serviço e a importância da conscientização das pessoas.
Além disso, houve um aumento de mais 20 vagas nas quatro casas de acolhimento que a FAS tem à disposição da população, totalizando 210 vagas. O serviço é oferecido nas casas de passagem Carlos Miguel dos Santos e São Francisco de Assis, além do Programa de Apoio à Saída das Ruas (PAS-Rua) e da Casa Bom Samaritano. O maior número de pessoas acolhidas foi registrado na noite de 1º de julho, quando 209 moradores em situação de rua foram recebidos, seguido pela noite do dia 3 de julho, com 206 usuários. No último domingo (6), com o aumento das temperaturas, foi registrado o menor movimento nas casas, com 174 acolhimentos.
A população também pode colaborar com o trabalho da FAS, acionando o Serviço de Abordagem Social sempre que identificar pessoas em situação de rua pelo telefone (54) 98403-8864. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 13h às 17h e das 18h às 22h. Já durante a noite, entre as 19h e às 7h, assim como nos finais de semana e feriados, o contato deve ser feito pelo número de plantão: (54) 98404-9921.