Em entrevista ao Jornal da Caxias, nesta segunda-feira (07), o senador Hamilton Mourão (Republicanos/RS) criticou duramente a política fiscal do governo federal, classificando o aumento recente do IOF como uma “manobra arrecadatória disfarçada” e apontando alternativas para equilibrar as contas públicas. Mourão também destacou a necessidade de união na direita para a eleição presidencial de 2026, sugerindo o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como um dos potenciais candidatos a herdar o espaço deixado por Jair Bolsonaro.
O senador sugeriu um corte de até R$ 30 bilhões em isenções fiscais como alternativa imediata para aliviar o orçamento da união. Segundo ele, essa medida seria menos traumática do que mexer em impostos como o IOF e ajudaria o Executivo a encerrar 2025 com as contas equilibradas.
Sobre o cenário eleitoral de 2026, Mourão foi direto, ao dizer que “a partir do momento em que terminar o processo que envolve o presidente Bolsonaro, será dada a largada para a definição de quem o representará”. Segundo Mourão, Tarcísio de Freitas aparece como nome natural dentro do Republicanos, mas também citou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), como uma figura em ascensão, e que poderia ser uma alternativa de apoio.
Mourão também ponderou que, caso haja mais de uma candidatura do campo da direita, o segundo turno servirá como momento de união e que “o importante é ter um projeto claro para recolocar o Brasil nos trilhos, depois do que o governo do PT fez nos últimos anos”.
Hamilton Mourão aproveitou para discutir outros temas durante a entrevista para a Caxias e no Estado. Ele recordou na área rural, dos avanços no projeto de securitização de dívidas agrícolas, com foco inicial no Rio Grande do Sul e possibilidade de expansão para o Centro-Oeste, dependendo do apoio financeiro do governo federal. Ele também ressaltou a inclusão de duas emendas suas na Reforma Tributária com destaque ainda em 2024, que garantem redução de 40% nas alíquotas do IBS e CBS para setores do turismo.