Caxias do Sul foi um dos municípios contemplados pelo Programa Avançar Saúde 60+ RS, iniciativa do governo estadual que selecionou as dez melhores propostas, entre mais de 100 inscritas, para receber investimentos voltados à saúde da população idosa. O projeto do Centro de Referência e a Atendimento em Saúde à Pessoa Idosa foi idealizado pelo vereador Rafael Bueno (PDT), que celebrou a confirmação da escolha do Hospital Virvi Ramos como sede do novo centro.
A confirmação foi feita por Rafael e pela diretora do hospital, Cleciane Doncatto Simsen, nesta sexta-feira (4). O centro será o primeiro da Serra Gaúcha com atendimento especializado e multidisciplinar voltado exclusivamente às pessoas com 60 anos ou mais, que representam atualmente 83.214 habitantes de Caxias do Sul — sendo 35.834 homens e 47.380 mulheres.
O centro oferecerá atendimento em mais de 12 especialidades, incluindo fisioterapia, serviço social, nutrição, farmácia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física e enfermagem. A estrutura pretende centralizar os atendimentos de baixa e média complexidade em um único local, evitando que os idosos tenham que circular entre diferentes unidades de saúde da cidade. Conforme Rafael, o centro de referência irá oferecer um atendimento humanizado, digno e com diversos profissionais em um mesmo espaço.
Além da estrutura física e da equipe técnica, o projeto contará com subsídio mensal do governo estadual para garantir sua manutenção. A expectativa, segundo o vereador, é de que os primeiros atendimentos comecem ainda até o final de 2025, beneficiando não só Caxias do Sul, mas também municípios vizinhos da região serrana.