Inicia no próximo dia 17 a 52ª edição do Festival Internacional de Folclore, que acontece em Nova Petrópolis. Serão 18 dias, até 3 de agosto, onde o Jardim da Serra Gaúcha vai recepcionar o tradicional evento. Mais de 40 grupos folclóricos devem se apresentar ao longo do Festival, reunindo mais de dois mil bailarinos.
Serão representados no evento os estados do Pará e do Tocantins, no Norte; da Bahia, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, no Nordeste; de Minas Gerais, no Sudeste; além dos três Estados do Sul. Como são tradicionalmente esperados, delegações da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Canadá também vão integrar a programação.
As atrações serão realizadas na Rua Coberta, que é um dos principais palcos do festival, e segue em escolas, comunidades do interior, empresas e cartões-postais como a Praça das Flores e Parque Aldeia do Imigrante. As atrações foram reveladas no mês de junho em uma ação envolvendo a comunidade e os organizadores.
A Rainha do Folclore Alemão, Francieli Tais Herrmann, apresenta o Festival e destaca a diversidade cultural que será apresentada e a variedade de atrativos dentro da programação.
A diretora do Departamento de Cultura da Secretaria de Turismo e Cultura de Nova Petrópolis, Iasmin Schmitt, destaca que as atrações ocorrem durante todos os dias de Festival, sem exceções para os dias de semana.
A participação da comunidade nas apresentações é gratuita e aberta ao público que pode conferir a programação completa do Festival Internacional de Folclore no site da emissora.