A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Assessoria de Imprensa, emitiu na manhã desta quinta-feira (03), um alerta aos motoristas em virtude dos impactos no trânsito, devido à chegada de duas carretas de grande porte transportando uma locomotiva histórica oriunda da Ulbra, em Canoas até o Largo da Estação, em Caxias do Sul. A operação, além de exigir logística complexa, chamou a atenção dos motoristas e pedestres pela dimensão da carga. O translado gerou lentidão e interrupções temporárias no tráfego, principalmente, no Bairro São Pelegrino. A orientação foi de que os condutores procurassem outras alternativas de trânsito.
O trajeto das carretas iniciou na RS-122 e seguiu pelas Ruas Cremona, Avenida Itália, Sinimbu e, de forma excepcional, pela contramão da Rua Coronel Flores até a chegada ao Largo da Estação Férrea. Toda a movimentação foi acompanhada pela Fiscalização Municipal de Trânsito, que atuou na orientação dos motoristas.
A locomotiva será instalada no Largo da Estação Férrea, integrando o projeto da prefeitura de revitalização e valorização do patrimônio histórico e cultural de Caxias do Sul. Segundo a secretária municipal da Cultura, Tatiane Frizzo, a iniciativa tem grande relevância simbólica, já que a chegada do trem em 1910 marcou a elevação de Caxias ao status de cidade. Ela destacou durante entrevista à Rádio Caxias, que o espaço revitalizado será um novo ponto turístico e cultural, contando com infraestrutura moderna, como iluminação, câmeras de segurança e áreas para eventos. O projeto, segundo ela, também visa impulsionar a economia local e promover o desenvolvimento dos arredores.
Segundo a prefeitura municipal, o local onde ficará a locomotiva já recebeu reforços nos trilhos para suportar a cerca de 80 toneladas da máquina. A restauração do equipamento será realizada no próprio local. A locomotiva foi fabricada em 1921.
Confira os registros da chegada da locomotiva no Largo da Estação Férrea






