O Plebiscito Popular 2025 busca ouvir a opinião dos trabalhadores. A consulta pretende envolver milhões de pessoas em tópicos como a redução da jornada de trabalho sem diminuição salarial, o fim da escala de trabalho 6×1 e a isenção do imposto de renda (IRPF) para aqueles que recebem até R$ 5 mil por mês. Além disso, a proposta inclui um aumento na taxação sobre rendimentos superiores a R$ 50 mil mensais.
O plebiscito teve início nesta terça-feira, 1º de julho, mas deverá ganhar mais destaque durante a Semana da Pátria, que acontece entre 1º e 7 de setembro, precedendo o período de votação, programado para ocorrer entre 14 e 21 de setembro. A participação é livre, gratuita e voluntária.
De acordo com Silvana Piroli, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), que também ocupa os cargos de Secretária de Assuntos Jurídicos da Confetam e Secretária Geral da CUT/RS, urnas estarão disponíveis na sede do sindicato, em órgãos públicos e em diversas entidades da cidade.
No período oficial de votação, que se estenderá de 14 a 21 de setembro, as urnas físicas poderão ser encontradas em sindicatos, praças, igrejas, terminais de transporte, escolas e locais de trabalho. Além disso, haverá a opção de votar online através do site www.plebiscitopopular.org.br.