Às 23h42 de sexta-feira (20) marcou o início do inverno 2025 no Hemisfério Sul. Olhando especialmente para o Rio Grande do Sul, as temperaturas mais baixas e o frio já chegaram com o outono, entretanto, o inverno tem características especificas. Conforme a MetSul Meteorologia, a tendência é de que este inverno seja mais frio do que o do ano passado, porém o frio não será persistente.
Como já é de costume, o maior frio fica concentrado nos meses de junho e julho, enquanto agosto e setembro já reservam dias mais amenos e com a presença de sol. Conforme a meteorologista da MetSul, Estael Sias, o Oceano Pacífico deve ter um resfriamento, mas não deve atingir as condições de La Niña. Entretando, esse resfriamento pode vir a impactar no regime de chuva e temperatura no Rio Grande do Sul.
Conforme Estael a estação será típica, de umidade, instabilidade e variação térmica. Ela faz um balanço de como devem ser os dias nos próximos três meses. A meteorologista explica que a chuva prevista para o trimestre também calcula o que já choveu em junho.
((ALANA ESTAEL 1 22-06))
Neste ano, o inverno segue até as 15h19 do dia 22 de setembro, quando dá espaço para a primavera. Nesse período, ciclones extratropicais podem influenciar as marcas também e intensificar o frio do estado.