Em meio aos esforços para ampliar a infraestrutura aeroportuária da Serra Gaúcha, a Infraero demonstrou interesse em assumir a operação do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul. A possibilidade foi revelada pelo secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Elisandro Fiuza, após reunião com o prefeito Adiló Didomenico e o prefeito de Gramado, Nestor Tissot. No encontro, que discutiu os avanços do projeto do Aeroporto da Serra Gaúcha em Vila Oliva, os gestores articularam uma viagem a Brasília com o propósito de cobrar agilidade em relação às liberações na documentação do aeroporto.
Durante a reunião, também foi detalhada a intenção da Infraero — empresa pública vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos — de ser parceira na operação do atual terminal, e possivelmente também na futura gestão do aeroporto em Vila Oliva. Segundo Fiuza, o presidente da estatal, Rogério Amado Barzellay, manifestou esse interesse em visita recente a Caxias do Sul, no início de junho.
Diante desse cenário, uma comitiva da região fará uma viagem a Brasília no início de julho, ainda sem data definida. O grupo será composto pelo prefeito Adiló, os secretários Marcus Vinícius Caberlon (Planejamento e Parcerias Estratégicas) e Elisandro Fiuza, além do prefeito de Gramado, que foi convidado a integrar a delegação durante a reunião.
A viagem a capital federal prevê encontros com representantes da Infraero, além de agendas com a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e com o ministro de Portos e Aeroportos. O objetivo é detalhar as propostas da estatal referentes ao terminal e buscar apoio político para destravar as etapas burocráticas que ainda impedem o início das obras em Vila Oliva.
Com o possível repasse da gestão do aeroporto à Infraero, já em negociação avançada, o órgão federal assumiria os investimentos estruturais no complexo aeroviário.
Vila Oliva segue em análise
Enquanto isso, o processo de liberação do novo aeroporto de Vila Oliva segue em andamento. Um dos entraves está na documentação solicitada pela Fundação Nacional do Índio (Funai), que identificou a necessidade de novos estudos em relação à presença indígena na área. A previsão é de que o documento atualizado seja finalizado nas próximas semanas, o que permitirá o avanço para as próximas fases do projeto.
O novo aeroporto é considerado estratégico não apenas para Caxias do Sul, mas também para cidades turísticas como Gramado e Canela, e ganhou ainda mais relevância após a catástrofe climática que afetou o Rio Grande do Sul em 2024, expondo a fragilidade da malha aeroportuária no interior do estado.