Uma pesquisa realizada pela Fecomércio-RS indica que o Dia dos Namorados de 2025 promete ser mais aquecido para o comércio gaúcho do que no ano anterior. Segundo o levantamento, 50,3% dos gaúchos pretendem comprar presentes para a data, com um gasto médio estimado em R$ 271,30. O valor é maior do que o registrado em 2024, demonstrando uma recuperação nas intenções de compra, após o impacto das enchentes que afetaram o estado no ano passado.
O estudo aponta ainda que 37,9% dos consumidores que compraram presentes, em 2024, pretendem gastar mais este ano, enquanto 45,6% devem manter o mesmo valor. Apenas 16,5% planejam reduzir os gastos. Os homens, segundo a pesquisa, devem desembolsar mais que as mulheres — uma média de R$ 335,30 contra R$ 214,46.
Os segmentos mais procurados seguem a tendência de anos anteriores: vestuário lidera com 44,4% das preferências, seguido por perfumes e cosméticos (26,2%), chocolates (10,9%) e calçados (10,1%). Já as lojas físicas continuam sendo o principal canal de compras, citadas por 51,9% dos entrevistados, à frente dos shoppings (24,4%) e do comércio online (23,1%).
A qualidade do produto (47,8%) e os preços/ofertas (44,7%) foram os principais critérios apontados pelos consumidores na escolha do local de compra. O levantamento, realizado presencialmente com 385 entrevistas, em oito cidades do Rio Grande do Sul, também revelou que 59,7% pretendem comemorar a data com um evento especial — sendo o jantar ou almoço fora de casa a principal escolha para 50,9% desses.
Para a vice-presidente do Sindilojas Caxias, Márcia Costa, o cenário é promissor. Ela destaca que o comércio da nossa região está com boas perspectivas para o Dia dos Namorados este ano. Pois, mais da metade dos gaúchos pretende presentear, e as categorias preferidas continuam sendo vestuário, perfumes e chocolates. Além disso, segundo Márcia, o principal fator de decisão segue sendo a qualidade do produto, o que mostra a importância de os lojistas estarem preparados para oferecer não apenas bons itens, mas também uma experiência acolhedora em loja.
Márcia também destacou que muitas pessoas devem repetir o local de compra do ano anterior, o que reforça a importância do bom atendimento nas lojas físicas. Na opinião dela, o atendimento presencial ainda faz toda a diferença. Além disso, ela acredita que depois de um ano difícil, o comércio tem a chance de transformar o Dia dos Namorados em uma oportunidade não apenas de vendas, mas de conexão com os clientes e fortalecimento da economia local.
Veja abaixo a pesquisa completa