A 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio já reuniu cerca de 60 mil fiéis até o início da tarde desta segunda-feira (26), no Santuário de Farroupilha, de acordo com os organizadores do evento. Mesmo com a chuva e o tempo instável, a romaria, que marca uma das maiores manifestações de fé da Serra Gaúcha, trouxe peregrinos de toda a região e contou com uma grande mobilização religiosa, social e de segurança.
Em entrevista para à Rádio Caxias, o padre Leonardo Pereira, que atua há mais de 30 anos na Romaria, destacou a importância do evento para os fiéis. A Romaria, deste ano, também foi marcada por reflexões sobre o papel da Igreja Católica nos dias atuais, à luz do legado do Papa Francisco e das expectativas em torno do Papa Leão XIV. Padre Leonardo relembrou as palavras recentes do pontífice: “Venham ver Jesus, aproximem-se de Jesus e escutem Jesus”, orientações que segundo ele, sintetizam o espírito da peregrinação.
A segurança do evento foi garantida por um forte esquema montado pela Brigada Militar. O comandante do 36º Batalhão, tenente-coronel Giovanni Gomes, informou que cerca de 50 mil pessoas passaram pelo santuário nos primeiros dias. O policiamento contou com apoio aéreo, plataformas de observação e equipes de múltiplos batalhões da região. O tenente-coronel ainda destacou que o trabalho da Brigada Militar “é garantir a segurança para que todos possam viver sua fé com tranquilidade”.
O bispo emérito de Caxias do Sul, Dom Alessandro Carmelo Ruffinoni, compartilhou durante entrevista para à Rádio Caxias sua experiência pessoal com os santuários de Caravaggio no Brasil e na Itália. Ele ressaltou que, apesar da tradição italiana, é no Brasil que se vê uma devoção mais intensa e expressiva. Segundo Dom Alessandro, “aqui, o movimento é muito maior, pois as pessoas caminham quilômetros para pedir ou agradecer uma graça”.
Já o bispo diocesano Dom José Gislon destacou o significado especial da romaria neste ano, marcado pelos 150 anos da imigração italiana e pelas dificuldades enfrentadas pelas comunidades da região. Conforme o religioso, na ocasião “celebramos nossa fé e nossa esperança, mesmo após tragédias. É um momento de colocar nossas vidas sob o olhar materno de Nossa Senhora”.
Fiéis como a secretária de Cultura de Caxias do Sul, Tatiane Frizzo, marcaram presença, mais uma vez, mantendo viva a tradição familiar. “É fé, devoção e gratidão por tudo”, disse Tatiane, ao ressaltar o valor simbólico e espiritual do momento. Sendo o momento ideal “para refletir, agradecer e renovar a esperança”.
A programação da romaria segue com missas, bênçãos e confissões ao longo do dia, culminando com a celebração eucarística principal, presidida por Dom José Gislon. A cerimônia teve transmissão nacional, conectando devotos de todas as partes do Brasil com o santuário de Farroupilha, símbolo da fé mariana no país.
Confira outras imagens do evento em Farroupilha:




Na Rádio Caxias o acompanhamento das pré-romarias e Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio 2025, oferecimento:
Grupo L. Formolo. Há mais de 50 anos realizando despedidas dignas e cerimoniais especiais. Acesse Lformolo.com.br e conheça nossos planos e serviços.
Farmácia Médic e Manipulação. a amiga do aposentado, também com manipulação veterinária. na sinimbu, 1358. fone 3223-8844
Travi Plásticos, soluções em plásticos técnicos e industriais, acesse travi.com.br
JBS – unidade de Ana Rech , Caxias do Sul alimentando o que alimenta o mundo
Macropar parafusos, avenida Rubem Bento Alves, 3899, São José, fone 54 32241202. Whatsapp 54 991736252 pensou em fixação, Macropar parafusos.
Celetro-caxias, a eletricidade no ponto certo, rua os 18 do forte 529 Lourdes, fone 32281633.
Colégio São José – Ressignificar Saberes com Alegria. Rumo aos 125 anos. Siga: @csjcaxias Fone: 3223-6799