A segunda data mais importante para o comércio caxiense, o Dia das Mães, registrou resultados positivos. De acordo com amostragem realizada pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias com lojistas de diversos segmentos, as vendas para a data cresceram 12,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. O ticket médio também apresentou desempenho expressivo, alcançando R$ 251,37, semelhante ao estimado na pesquisa prévia de intenção de compras.
Os setores que participaram da amostragem foram vestuário e calçados, cosméticos, floriculturas, utensílios domésticos, bebidas e alimentos, joias e relógios e eletrodomésticos e eletrônicos. Entre os produtos mais vendidos no período incluíram pijamas, sapatos, cestas, espumantes, chocolates, cosméticos, eletrônicos, relógios e utensílios domésticos, reforçando a variedade de opções buscadas pelos consumidores.
Comparado com o ano anterior, 48,5% dos empresários avaliaram que as vendas foram positivas, enquanto que para 32,3% foram iguais e 19,2% piores. Entre os principais fatores que contribuíram para as avaliações negativas ou pouco favoráveis, se destaca a redução do poder aquisitivo (34,2%), o aumento nos preços e a inflação (26,3%) e a escolha dos clientes por produtos de menor valor (13,2%). A presença de vendedores informais foi apontada por 10,5% dos respondentes como prejudicial para o desempenho na data.
De acordo com a CDL Caxias, chama atenção o impacto das condições climáticas, em que 44,8% dos comerciantes relataram que em 2024 as enchentes prejudicaram as vendas no período. Neste ano, com um cenário mais favorável, o consumidor voltou às lojas. As condições facilitadas de pagamento, como parcelamentos (24,1%) e promoções (17,2%), foram apontadas como quesitos importantes para as compras.
No que diz respeito aos canais de venda, o comércio físico ainda predominou, com 40,5%, mas o digital mostrou presença relevante. Quase 60% dos lojistas entrevistados realizaram vendas online, com destaque para o WhatsApp (32,4%) e o Instagram (16,3%). Ainda assim, as negociações no ambiente virtual representaram apenas 8,91% do total.
O pico de consumo se concentrou na véspera ou no próprio Dia das Mães, com 42,9% das vendas sendo realizadas nesse período. Quanto às formas de pagamento, o dinheiro liderou (28,8%), seguido por cartão de crédito (26,9%) e o Pix (23,1%).