Um grupo de 21 clubes de Série A e B do Campeonato Brasileiro divulgaram um nota afirmando que seus representantes não irão à eleição da Confederação Brasileira de Futebol, entidade máxima do futebol brasileiro, no domingo (25), em protesto contra a condução do pleito.
Os clubes que assinaram o manifesto confirmando a ausência na eleição são: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Operário-PR, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.
No comunicado oficial divulgado, os clubes pedem “democracia, transparência e representatividade” e declaram discordar do processo que está send seguido para a escolha do novo presidente da entidade. Ainda não está descartado que outros dirigentes também se juntem a essa união e participem do boicote.
Entenda o caso:
Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Internacional e São Paulo lideravam o grupo que apoiava Reinaldo Carneiro Bastos, da Federação Paulista de Futebol (FPF), à presidência. Entretanto a candidatura acabou sendo retirada diante da ausência de número mínimo de federações para apoiá-la.
Samir Xaud é o único candidato para substituir Ednaldo Rodrigues na CBF. O presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol está no Rio de Janeiro e registrou a chapa na manhã do ultimo domingo (18) para a eleição marcada para o dia 25 na sede da entidade. Com 25 federações (apenas São Paulo e Mato Grosso não assinaram) e 10 clubes, a candidatura inviabiliza o concorrente Reinaldo Carneiro Bastos, que tinha apoio de 29 clubes, mas apenas duas federações.
“75% dos clubes demonstraram desejo legítimo e esse desejo não pode nem ir ao pleito, não pode nem ser disputado. O modelo eleitoral não foi feito para que a vontade dos clubes possa prevalecer”, disse Marcelo Paz, CEO do Fortaleza.
A eleição da CBF está marcada para domingo, às 10h30, na sede da CBF. O voto remoto será permitido para não inviabilizar os clubes em rodada de Campeonato Brasileiro. Samir Xaud, de 41 anos, será eleito para mandato de quatro anos : 2025-2029.
Confira a nota divulgada pelos 21 clubes:
“SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.
Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.
Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.
SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Operário-PR, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.”