Com as movimentações dos líderes nacionais e estaduais do PSDB para uma possível fusão com o Podemos, os diretórios regionais iniciam conversas sobre o futuro de cada tucano. Nos últimos dias, essa tem sido a pauta de encontros entre os filiados, que avaliam se seguirão a decisão nacional ou a opção do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que se filiou ao Partido Social Democrático (PSD).
Em Caxias do Sul, estão em cargos eletivos e são atualmente filiados ao PSDB o prefeito Adiló Didomenico; os vereadores Aldonei Machado e Marisol Santos; e os secretários municipais Tatiane Frizzo (Cultura), Olmir Cadore (Esporte e Lazer) e Ronaldo Boniatti (Meio Ambiente e Sustentabilidade).
Em conversa com a Rádio Caxias, o presidente municipal do PSDB, deputado estadual Neri, O Carteiro, frisa que a atual situação da sigla foi exposta a todos os filiados, mas a tendência é que a maioria siga os passos de Leite. Conforme Neri, a união do grupo será uma prioridade; por isso, a ideia é que as decisões sejam tomadas em conjunto.
Tendo em vista que o PSDB realizará uma convenção nacional no dia 5 de junho, a orientação inicial é aguardar os posicionamentos dos responsáveis pelo partido em nível nacional. Após isso, os demais filiados do município devem definir o futuro político.
Segundo Neri, essa migração para o PSD também visa seguir o projeto de combate aos extremismos, uma bandeira levantada pelo partido tucano nos últimos anos.