Com a retomada dos trabalhos no acesso ao bairro Planalto, no dia 24 de abril, a partir da limpeza do local realizada pela AF Construtora, as equipes atuam agora na etapa de topografia, com as marcações de alça, níveis e cortes necessários para o início efetivo das obras. A previsão é que as máquinas comecem as escavações na próxima segunda-feira (26), com base nas marcações feitas ao longo do mês.
No momento, além dos trabalhos topográficos, a empresa já realizou a alocação dos maquinários na alça da via e a instalação de um contêiner no local. O diretor do Escritório de Projetos da Secretaria de Obras, Reinaldo Toscan Neto, detalha que, na próxima semana, começam os trabalhos de escavação e remoção, que devem se estender pelos próximos meses, etapas necessárias antes da pavimentação. Ele destaca que todo o processo topográfico é essencial para evitar intercorrências futuras durante a execução da obra.
A obra teve início em 2023 e previa conclusão até julho de 2024. No entanto, duas empresas vencedoras da licitação anterior acabaram rescindindo os contratos. Na sequência, após novo cancelamento contratual, a Codeca foi acionada, em caráter emergencial, para garantir um acesso provisório à comunidade. O contrato atual, com a AF Construtora, foi firmado no valor de R$ 4,5 milhões, abaixo do teto orçado, que era de R$ 4,7 milhões. Os recursos são provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).
Ainda estão pendentes, na BR-116, a conclusão do sistema de drenagem iniciado em uma das pistas, serviços de pavimentação, remoção parcial do canteiro central, execução de novo pavimento, construção da alça de acesso, fresagem e repavimentação asfáltica, além da construção de novos passeios e implantação da sinalização viária.