O presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (FEDERASUL), Rodrigo Sousa Costa, foi o palestrante da RA (reunião-almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) desta segunda-feira (19). Costa conversou com o empresariado local sobre a importância e ações para o fortalecimento de redes de negócios, gerando inovação e impulsionando resultados. Durante certa de 50 minutos recordou do valor do associativismo empreendedor para o crescimento do Estado. Disse que é necessário, na atualidade, exercitar a liderança empresarial como parte de uma união de forças entre empreendedores e entidades que possam gerar oportunidades, ampliando conexões e estimulando o desenvolvimento econômico. Entretanto, durante sua fala, Costa não poupou críticas ao governo federal em relação ao momento político e econômico que vive o país. Disse que o próprio governo petista já anunciou um colapso nas contas públicas para 2027, frisado que a nação brasileira está caminhando, alegremente, para um princípio de caos social e econômico.
Mas o presidente da FEDERASUL salientou durante a palestra que a preocupação dos brasileiros não deve só estar ligada ao ano de 2027, mas é necessário olhar para o presente, 2025, e o próximo ano (2026). Na visão do líder empresarial, o período será de momentos difíceis, mas decisivos e importantes.
A próxima RA CIC Caxias vai acontecer no dia 09 de junho e terá como palestrante o presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Jorge Gerdau Johannpeter. O empresário também possui forte atuação na busca pela eficiência e qualidade da gestão nos setores públicos e privados do Brasil, fundador do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade e membro das Academias Internacional e Brasileira da Qualidade.