Nesta segunda-feira (19), os servidores públicos municipais se reuniram no largo da Prefeitura de Caxias do Sul reivindicando aumento salarial de 5,5% sobre a inflação. Foi realizada uma reunião de representantes do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) com o grupo negociador do Governo Adiló que negou a possibilidade de reajuste salarial.
Foi mantida, por parte do executivo, a proposta do aumento de apenas 1%, que já havia sido apresentada na sexta-feira (16), primeiro dia de paralisação. Às 14h, os servidores realizaram assembleia e votaram contrariamente a essa proposta, decretando também paralisação até quarta-feira (21). Caso não avancem as negociações com a Prefeitura, há possibilidade de greve por tempo indeterminado.
O setor mais prejudicado pela paralisação, que ocorre em estado de greve, é o da educação onde 81 das 82 escolas do município aderiram ao movimento. Demais setores seguem os trabalhos com normalidade.
A Prefeitura comunicou que já houve um reajuste de 4,83% sobre a inflação para os servidores conforme medida pelo IPCA. O sindicato porém, alega que esse reajuste não é suficiente de acordo com os índices de IPCFIP, IEP e IGM, como explica a presidente sindical Silvana Piroli.
Nesta terça-feira (20), as manifestações devem iniciar às 8h30, no Centro Administrativo Municipal. No período da tarde, às 15h, haverá assembleia geral dos servidores no largo da Prefeitura.