No ano de 2025, comemoram-se os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, cujo marco será o dia 20 de maio, pois, em 1875, chegaram a Nova Milano, atual Farroupilha, os primeiros imigrantes italianos. O primeiro ciclo migratório ocorreu entre 1875 e 1914, trazendo para o Estado cerca de 84 mil pessoas, que deixaram a Lombardia, o Vêneto e o Tirol em busca de oportunidades e fugindo das tensões que culminaram na Primeira Guerra Mundial. O ápice da imigração foi entre 1884 e 1894, com a chegada de 60 mil italianos, que ajudaram a forjar o Estado.
Pensando na ideia de valorizar o legado deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à Serra Gaúcha e a continuidade dessa trajetória histórica através de seus descendentes, dois dos principais programas da Rádio Caxias, o Jornal da Caxias (6h às 9h) e o Persona (9h às 11h) da próxima terça-feira (20), deixarão o estúdio principal da emissora para aguardar convidados e ouvintes em um dos principais cartões postais de Caxias do Sul: o Monumento Nacional ao Imigrante (localizado às margens da BR-116 – Km 150). Durante os programas, destaque para entrevistas com autoridades, personalidades da cidade e estudiosos da cultura italiana no Rio Grande do Sul.
“A Rádio Caxias quer prestar uma homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, em 2025. Serão entrevistas e um conteúdo especial para destacar a data na cidade que abriga milhares de descendentes dos imigrantes italianos e que também, neste momento da história, acolhe imigrantes de outras nacionalidades. Saldar as diferentes etnias que construíram essa terra tão bonita e marcante”, conclui o coordenador de jornalismo da emissora caxiense, Tales Armiliato.
Além de muitas informações, a programação especial contará com a animação do Girotondo; um dos principais grupos musicais da cidade que leva a cultura italiana através das suas canções para diferentes lugares do estado, país e do exterior. O Jornal da Caxias terá a apresentação de Tales Armiliato e Noriana Behrend, enquanto o Persona ficará na condução de Lisete Oselame.
O Monumento Nacional ao Imigrante
O Monumento Nacional ao Imigrante, localizado em Caxias do Sul, é uma obra de grande importância histórica e cultural, que homenageia os imigrantes de diversas etnias que contribuíram para o desenvolvimento do Brasil. Inaugurado em 1954, pelo então Presidente Getúlio Vargas, o monumento é composto por um grupo escultórico em bronze, representando um casal de agricultores, e um obelisco com painéis que retratam a chegada, o trabalho e a integração dos imigrantes.
Conheça alguns detalhes do Monumento
Inauguração: 28 de fevereiro de 1954, por Getúlio Vargas.
Design: Grupo escultórico em bronze de um casal de agricultores, com uma criança, e um obelisco com três painéis.
Painéis do Obelisco:
Painel inferior: Chegada dos imigrantes.
Painel central: Vitória pelo trabalho.
Painel superior: Integração do imigrante na pátria.
Homenagem: Todos os imigrantes que contribuíram para a construção e desenvolvimento do Brasil, com foco na imigração italiana, mas também abrangendo outras etnias.
Significado: A obra representa a importância dos imigrantes para a formação do Brasil e a força da imigração na construção do país.